O Primeiro-Vice-Ministro de Situações de Emergência da Bielorússia, Aleksandr Khudoleev, disse ontem que o seu país vai prestar apoio técnico aos quadros moçambicanos em matérias relativas ao manuseamento de instrumentos tecnológicos para minimizar o impacto dos fenómenos naturais.
Khudoleev falava à imprensa, em Maputo, no final de uma audiência com a vice-ministra moçambicana do Interior, Helena Kida.
“Nós temos tecnologia que podemos partilhar com Moçambique na defesa dos agentes naturais fustigadores”, disse.
Nesse âmbito, o governante bielorusso convidou a vice-ministra do Interior a visitar a Bielorússia para poder aferir as capacidades tecnológicas utilizadas em trabalhos de emergência.
Além de apoio técnico, o primeiro-vice-ministro garantiu que a Bielorússia vai doar 46 toneladas de produtos diversos para apoiar as vítimas do ciclone tropical Idai, que em meados de Março último devastou a região centro de Moçambique.
Trata-se de produtos alimentares, vestimenta, material escolar, de construção, bem como para os primeiros socorros.
Helena Kida, por sua vez, afirmou que com o governante bielorusso houve troca de experiências, sobretudo, no que diz respeito ao treinamento de quadros do ministério do Interior (MINT) na Bielorússia para ‘saber lidar’ melhor com situações de emergência calamitosa.
A vice-ministra do Interior sublinhou, por outro lado, a necessidade de alavancar a cooperação entre os dois países.
“Nós tivemos o convite para visitar a Bielorússia para ver como é que eles fazem, mais ou menos o treinamento para fazer face a situações desta natureza”, afirmou, acrescentando que Moçambique passará a 'importar' conhecimento daquele país europeu para aplicar em circunstâncias tais como a do “Idai”.
 

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction