A PRIMEIRA-DAMA solidarizou-se com as crianças órfãs e vulneráveis de Cabo Delgado, particularmente do distrito de Metuge, onde trabalhou quinta-feira no terceiro dia da visita que efectuou a esta província.

 

 

Isaura Nyusi disse que a iniciativa visa mostrar que, apesar da situação em que se encontram, as crianças podem sempre contar com o apoio do seu Gabinete, em particular, e da comunidade, em geral.

 

 

No distrito de Metuge, Isaura Nyusi visitou a zona de acomodação que acolhe duas famílias com crianças nessa situação.

 

 

A primeira família é composta por 16 menores, sendo sete do mesmo pai, João Baptista, e outras nove órfãs de pai e mãe. O segundo agregado é composto por cinco irmãos com idades que variam dos oito aos 22 anos, igualmente órfãos.

 

 

Estas duas famílias residem em casas construídas com base em recursos angariados em gala beneficente, iniciativa do Gabinete da Primeira-Dama, em parceria com a Televisão de Moçambique e a Cruz Vermelha de Moçambique.

 

 

Neste local, Isaura Nyusi ofereceu kits constituídos por material escolar, alimentação e cobertores para as crianças fazerem face a algumas necessidades por que passam devido à sua situação de vulnerabilidade.

 

 

Gesto similar teve lugar igualmente no distrito de Mecufi, onde a Primeira-Dama trabalhou na quarta-feira.

 

 

Nestes dois distritos, Isaura Nyusi iniciou um programa de distribuição de kits escolares, numa iniciativa promovida em parceria com a Fundação Rizwan Adaptia.

 

 

Ainda em Metuge, a Primeira-Dama visitou uma associação de mulheres que se dedicam à Olaria, cuja presidente disse que o resultado do seu trabalho tem concorrido para a satisfação das necessidades das respectivas famílias.

 

 

Entretanto, a directora provincial de Género, Mulher e Acção Social de Cabo Delgado, Maria Isabel Raimundo, disse que a instituição que dirige tem diversos programas de assistência a pessoas em situação de vulnerabilidade.

 

 

Destacou os programas Subsídio Social Básico com mais de 40 mil beneficiários directos e Apoio Social Directo,  que assiste mais de 800 famílias.

 

 

Referiu-se também aos programas Serviços Sociais de Acção Social (atendimento em unidades sociais como centros abertos ), abrangendo mais de 300 pessoas, e o de Acção Social Produtiva que tem mais de 3 mil beneficiários.

 

 

ALCIDES TAMELE

 

 

 

 

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction