A província de Manica registou no ano passado uma produção global estimada em 77.3 mil milhões de meticais, representando uma realização de 99,8 por cento em relação ao planificado, que é de 77 470, 38 milhões de meticais.

Os dados foram tornados público em Chimoio pelo governador da província de Manica, Manuel Rodrigues, na abertura da IX sessão ordinária da Assembleia Provincial (AP).

Rodrigues considera que a província está a apresentar índices assinaláveis de crescimento na esfera de desenvolvimento social e económico, olhando para os resultados alcançados no ano de 2018.

Em 2017, a produção global situou-se em 71 127, 29 milhões de meticais, enquanto em 2018 foi de 77.3 mil milhões de meticais, representando um aumento na ordem de 8,7 por cento.

Os sectores de agricultura, produção animal, exploração florestal, comércio, transportes e comunicações são os que mais contribuíram na balança de produção. O comércio participou com 23,9 por cento, enquanto agricultura aparece com 50,6 por cento, transportes e comunicações com 10,75 por cento.

“Os resultados foram alcançados graças ao envolvimento da população na cadeia de produção a todos os níveis. Em todas as áreas tivemos bons indicadores, o que nos encoraja a dizer que temos que continuar juntos, independentemente das diferenças existentes, engajados no processo de produção”, vincou.

A produção agrícola foi de 3.4 milhões de toneladas alcançados no ano transacto, contra 3.3 milhões de toneladas de 2017, representando um crescimento de cerca de cinco por cento. À semelhança da agricultura, outros sectores de actividades registaram bons resultados, onde se destaca, igualmente, o sector de saúde, educação e desenvolvimento humano.

“Na saúde, educação e desenvolvimento humano vimos a construção de novas unidades sanitárias e salas de aula com respectivas carteiras. A taxa de cobertura de abastecimento de água, no meio rural, também conheceu um crescimento bastante elevado, naquilo que é o cumprimento do Plano Económico e Social (PES)”, disse.

Segundo Rodrigues, a atracção de investimentos para dinamizar a economia da província continua a ser a aposta do governo, pois Manica é uma das regiões com grande potencial a ser explorado para a melhoria das condições de vida da população.

A IX sessão ordinária da Assembleia Provincial, iniciada terça-feira, vai debater vários aspectos ligados à situação política, económica e social da província de Manica.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction