Várias actividades de filantropia foram desenvolvidas no âmbito das celebrações do Dia Mundial dos Oceanos  na cidade e província de Maputo, com destaque para campanhas de limpeza nas margens das praias, palestras de educação e sensibilização sobre a protecção do meio ambiente.

O Dia dos Oceanos, que se assinalou no passado dia 8 de Junho em todo o mundo, este ano foi celebrado sob o lema “Foco na Conservação: Juntos podemos proteger e restaurar o nosso oceano”.

Segundo a chefe do Departamento de Assuntos de Mar e Águas Interiores na direcção provincial de Maputo, Luísa Amblufoi, a comemoração do Dia dos Oceanos teve seu início a 4 do mês em curso nestas duas províncias.

Amblufoi disse que durante a semana, a sua instituição orientou campanhas de limpeza em coordenação com as comunidades pesqueiras da praia da Costa do Sol, do Língamo, na cidade da Matola, e do centro de pescas de Quilómetro 16, Matola-Rio, distrito de Boane, com enfoque à recolha de lixo plástico, o produto mais nocivo às águas, e o plantio de mangais.

“Realizámos várias palestras sobre a importância do oceano e água em geral. Procurámos explicar os perigos da devastação desenfreada do mangal e sensibilizámos os pescadores, banhistas e o público em geral sobre a importância dos oceanos e cada um deve dar o seu máximo na sua conservação e protecção”- disse Amblufoi. 

Referiu que o centro pesqueiro de Quilómetro 16 foi escolhido para acolher as cerimónias centrais a nível de Maputo-cidade e província por se ter ter revelado um modelo na conservação do ecossistema de mangal.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction