Director: Júlio Manjate   ||  Director(a) Adjunto(a): 

A PREVENÇÃO e combate aos crimes cibernéticos e a provisão de serviços públicos digitais de qualidade ao cidadão foram a tónica dominante do I Conselho Consultivo do Instituto Nacional de Governo Electrónico (INAGE). Leia mais

Comments

UM cogumelo comestível comum foi transformado num cogumelo biónico após receber uma infusão de cianobactérias, que geram eletricidade, e nanofitas de grafeno, para colectar a corrente. Leia mais

Comments

CONCILIAR a pesca responsável e ambientalmente sustentável com o aumento da produção e da produtividade é o mote das festividades do Dia Mundial da Pesca, que se assinala amanhã, 21 de Novembro. Leia mais

Comments

O sector produtivo  precisa do conhecimento científico das Instituições de Ensino Superior para ajudá-lo na produção de inovação e, estas, por sua vez, necessitam saber o que o sector produtivo faz e onde pode aplicar o conhecimento científico que produzem.
Esta posição foi defendida pelo Secretário Permanente do Ministério de Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, tendo destacado que a Universidade Eduardo Mondlane (UEM), pela sua dimensão histórica, capital humano e sua produção científica, tem papel fundamental na promoção de uma sociedade que aposta no conhecimento, na inovação e na qualidade da formação.
Celso Laíce falava  sexta-feira no encerramento da conferência relativa aos 40 anos de cooperação entre a Universidade Eduardo Mondlane (UEM), o mais antigo estabelecimento de ensino superior em Moçambique, e a Suécia, tendo apontado que a pesquisa é o eixo fundamental do ensino superior.
“A pesquisa constitui a espinha dorsal, o eixo fundamental do ensino superior, uma vez que tanto o ensino como a extensão só podem ser de qualidade se forem sustentados por estudos que sistematizem o conhecimento relevante para a formação e para o desenvolvimento comunitário”, afiançou.
Assim, à UEM e todas as instituições de ensino superior no país, se impõe, o investimento adequado na formação de docentes, gestores e corpo técnico-administrativo, construção, reabilitação ou apetrechamento em bibliotecas, laboratórios, oficinas, equipamento informático e acesso à internet, que sirvam de suporte aos esforços para melhoria do ensino e estímulo à investigação e à extensão e transferência de tecnologias.
Segundo Laice, a pesquisa deve ser sustentada pela qualidade de ensino, daí que o Governo, através do Conselho Nacional de Avaliação de Qualidade do Ensino Superior (CNAQ), tem vindo a promover a realização de avaliações interna e externa para fins de acreditação de cursos, programas e instituições.
Por seu turno, o reitor da UEM, Orlando Quilambo, disse que a cooperação entre a instituição que dirige e a Suécia permitiu o fortalecimento da capacidade de gerar conhecimento científico e aumentar resultados de pesquisa e inovação, ao reforçar esta instituição no campo da pesquisa.
Assim, o Reitor da UEM espera que a colaboração com a Suécia permita a formação contínua de quadros (mestres, doutores e pós-doutorados), como também, a aquisição de equipamento de pesquisa, formação de equipas de investigação, participação em eventos científicos e incremento de publicações em revistas internacionais.
Por seu turno, a embaixadora da Suécia, Marie Andersson de Frutos, revelou que o seu país investiu mais de 85 milhões de dólares norte-americanos desde 1978, na cooperação, que vem tendo com esta instituição de ensino e que resultou na formação em universidade suecas e sul-africanas de 140 quadros nacionais no nível de doutoramento e outros em nível de mestrado.

Comments

A melhoria das cadeias de valor para a segurança alimentar e nutricional, assim como assegurar a gestão transparente e sustentável dos recursos naturais e do meio ambiente são algumas das áreas prioritárias definidas para a implementação da parceria Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDC) no país.

Para materializar este programa, o Governo em colaboração com organizações internacionais e representantes do corpo diplomático acreditado em Moçambique se reuniram recentemente, em Maputo, para a validação do plano das necessidades (2018 - 2021) para a execução das NDC.  

Trata-se de metas voluntárias estipuladas por cada país e submetidas à Convenção-Quadro das Nações Unidas com o objetivo de reduzir as suas emissões de gases de efeito estufa, à luz das recomendações do Acordo de Paris.

Leia mais

Comments
Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction