A LIBERDADE de imprensa tem continuado a deteriorar-se em muitos países, "onde o ódio aos jornalistas se transformou em violência", advertiu a organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF), no relatório anual publicado ontem. De acordo com a edição de 2019 do “ranking” mundial da liberdade de imprensa, elaborado pela RSF, apenas 24% dos 180 países e territórios analisados apresentam uma situação considerada "boa" ou "relativamente boa". Pelo terceiro ano consecutivo, a Noruega é o país mais favorável ao desenvolvimento da liberdade de imprensa, seguida da Finlândia e Suécia. No outro extremo, estão o Turquemenistão e a Coreia do Norte. A RSF também destacou o progresso da Etiópia e da Gâmbia. O relatório presta ainda especial atenção aos Estados Unidos, "onde um clima cada vez mais hostil se instalou na esteira da postura do Presidente Donald Trump em relação aos meios de comunicação" social.

Comments

VINTE e nove pessoas morreram e outras 27 ficaram feridas num acidente com um autocarro que transportava turistas alemães em Santa Cruz, Ilha da Madeira, Portugal, na tarde de quarta-feira. Segundo o presidente da Câmara de Santa Cruz, Filipe Souza, morreram 11 homens e 17 mulheres no local, além de mais uma mulher que perdeu a vida num hospital. O motorista e o guia turístico, únicos portugueses a bordo, estão entre os feridos. O acidente ocorreu numa curva da estrada quando o motorista perdeu a direcção. O Governo da Madeira decretou três dias de luto regional, de ontem até amanhã. O Governo alemão manifestou “uma dor profunda por todos aqueles que perderam a vida na queda do autocarro”.

Comments

PELO menos 15 pessoas morreram no Paquistão depois de um grupo de assaltantes ter entrado num autocarro e disparado sobre os passageiros do veículo, informaram as autoridades do país. De acordo com oficial Jehangir Dashti, mais de 30 pessoas encontravam-se no autocarro, que viajava para o porto de Gawadar, na província do Baluchistão, no sudoeste do país. O ataque não tinha ainda sido reivindicado, embora os separatistas do Exército de Libertação do Baluchistão tenham muitas vezes como alvo as forças de segurança.

Comments

A COREIA do Norte afirmou ontem ter testado uma nova arma táctica guiada, numa altura em que o diálogo com Washington se encontra paralisado, dois meses depois de a cimeira de Hanói ter terminado abruptamente sem qualquer acordo. O líder norte-coreano, Kim Jong-un, supervisionou o teste de armamento, o segundo deste tipo desde que iniciou, em Abril do ano passado, o processo de negociações sobre os programas nucleares e de mísseis, noticiou a Agência oficial de notícias norte-coreana. Citado pela KCNA, Kim Jong-un descreveu o desenvolvimento do sistema de armas como um passo “importante para aumentar o poder de combate do Exército Popular [Forças Armadas] da Coreia do Norte”. A arma, não especificada, foi lançada da Academia de Ciência de Defesa.

Comments

AS autoridades norte-americanas detiveram, na quarta-feira, um candidato presidencial da Guatemala, acusado por um Tribunal Federal de Nova Iorque de conspirar para importar cocaína. Mario Estrada Orellana, do partido Unión del Cambio Nacional (UCN, de direita), foi detido em Miami e também foi acusado, juntamente com um amigo, de conspirar sobre o uso e porte de armas automáticas. Se condenados, enfrentam uma pena entre os 10 anos de cadeia e a prisão perpétua, de acordo com um comunicado da Procuradoria de Manhattan. Desde Dezembro de 2018, a Agência de Combate às Drogas norte-americana e a Procuradoria-Geral em Manhattan têm investigado a recolha de fundos em cartéis de drogas para apoiar a campanha presidencial de Estrada. A Guatemala vai às urnas em 16 de Junho, eleger o futuro Presidente e vice-Presidente e também o Parlamento.

Comments
Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction