Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

Moçambique está a encetar contactos junto da República Popular da China, para a instalação, na província de Sofala, distrito de Gorongosa, do Instituto Médio Politécnico de Gorongosa (IMPG).

Trata-se de uma instituição de ensino técnico profissional de nível médio, que está ser projectada com capacidade prevista de 740 alunos e um internato para 400 alunos. A instalação será implantada numa área que prevê igualmente infra-estruturas diversas, numa área de 10 hectares e conta com outros 300 para machambas e pastagem de gado.

A propósito, o Ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, Jorge Nhambiu, recebeu recentemente em Maputo, uma delegação proveniente da República Popular da China, constituída por peritos chineses que vão desenhar o projecto executivo de construção efectiva do IMP de Gorongosa, no âmbito de um financiamento de cerca de 18 milhões de dólares norte-americanos concedido pelo Governo deste país do sudeste asiático.

O IMP de Gorongosa possui um plano-director composto por uma área lectiva (salas de aulas, laboratórios e biblioteca), bloco administrativo, cozinha e refeitório (com capacidade para 210 estudantes), dormitório feminino (edifício de 3 pisos, com 25 quartos e capacidade de 8 estudantes por quarto), dormitório masculino (edifício de 3 pisos, com 25 quartos e capacidade para 8 estudantes por quarto), casas para professores (edifício de 2 pisos, com 12 casas), ginásio e campo de futebol e oficinas.

Devido à sua localização geográfica no interior da província de Sofala e prática socioeconómica prevalecente na região, estão projectados a serem ministrados no IMP de Gorongosa cursos ligados à Agricultura, Pecuária, Mecanização Agrícola, Energias Renováveis, Tecnologias de Informação e Comunicação e Agro-processamento.

Na aludida reunião de trabalho com a delegação proveniente da República Popular da China, o ministro Jorge Nhambiu afirmou que o IMP de Gorongosa é de grande importância e expectativa para o Governo, pois, desde 2013, que se espera pelo início dos trabalhos de sua execução efectiva.

Em adição, o titular da pasta da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional disse que o Governo pretende que o IMP de Gorongosa se constitua num “Centro de Excelência” nos cursos que irá ministrar, beneficiando não só a população de Gorongosa, das regiões circunvizinhas, da província de Sofala, mas também toda a população moçambicana.

O Governo pretende, ainda, que Moçambique seja uma referência de excelência na região da SADC, no Ensino Técnico Profissional.

“Constitui, igualmente, uma grande expectativa que este instituto seja construído e entregue o quanto antes à população do distrito de Gorongosa, na província de Sofala, pois, Sua Excelência Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República de Moçambique, já havia prometida uma instituição do género àquela população”, disse o ministro.

Por seu turno, a delegação visitante, na companhia do embaixador da República Popular da China em Moçambique, comprometeu-se, uma vez iniciadas as obras, a executá-la em tempo recorde.

Sábados

TEMA DE ...

É um facto que as autoridades municipais, há anos, enfrentam ...

...

A INFÂNCIA e a arte são universos muito próximos. ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction