Director: Júlio Manjate   ||  Director(a) Adjunto(a): 

A procurade medicamentos, sem sucesso, em diferentes farmácias da cidade de Maputo foi motivo de inspiração para Manuel Rony Domingos, 39anos de idade, criar uma empresa de soluções na área das Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC).

O interlocutor conta que o “bichinho” do empreendedorismo já circulava nas suas veias há bastante tempo, mas só este ano é que se consumou o negócio que faz parte da sua área de formação, com a abertura da empresa AlphaTech, virada para soluções tecnológicas do ramo da Saúde. 

AlphaTech, do Alpha (o começo de tudo em Deus) e Tech, que advêm de tecnologia, deu origem ao nome do empreendimento que, segundo a fonte, surgiu de um problema pessoal depois de uma ida ao médico para consulta.

Feito o atendimento e já com a receita em mãos, Domingos diz ter vagueado pelas farmácias que estavam no perímetro do hospital em busca de medicamentos, debalde. A procura chegou a durar três dias.  

A criação desta solução, adianta, traz múltiplas vantagens e/ou facilidades para os utentes por encurtar distâncias na procura de fármacos. A ideia, segundo explica, consiste em permitir ao médico fazer uma pesquisa de prováveis locais onde o medicamento esteja disponível, antes de prescrever a medicação ao doente.

A vantagem pode ser vista igualmente do lado do doente que, depois de sair do hospital, terá a certeza não só da existência do medicamento que procura, como também saberá onde adquiri-lo e a que distância do hospital se localiza a farmácia, a partir de um aplicativo.

Domingos e a sua empresa, que é uma sociedade, priorizaram a aproximação ao Governo, de modo a ter a dimensão do sector farmacêutico ao nível nacional. “Colhemos números que andam em volta de mais de mil farmácias, do Rovuma ao Maputo, e estamos a tentar perceber como é que funciona o processo de registos das mesmas, de modo a facilitar os códigos de acesso, quer das farmácias, quer do medicamento nelas vendido.

A condição para que a farmácia seja elegível no aplicativo é ter no mínimo o “stock” devidamente organizado, de modo a fazer parte da base de dados. “Há farmácias que tem dificuldades no sistema de gestão, nós desenvolvemos componentes que permitem a gestão do dia-a-dia da própria farmácia, do processo de venda e ainda do controlo do ʻstockʼ efectivo”, disse.

Brevemente, a AlphaTech irá exibir a sua ideia em Portugal e com perspectiva de poder mais tarde ir à China com o mesmo propósito. A ideia é trocar experiências e também ter oportunidades de negócios.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction