Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

Moçambique passa a contar com um instituto para facilitação do ensino da Matemática e Ciências, criado pela Universidade Pedagógica (UP), em Maputo.

O instituto é denominado GeoGebra (aglutinação das palavras Geometria e Álgebra), um aplicativo da Matemática dinâmica que combina conceitos de Geometria e Álgebra numa única.

O projecto foi apresentado, oficialmente, ontem, num seminário de reflexão sobre os aspectos de base a ter em conta e/ou a executar e preparar, no âmbito do funcionamento do instituto e seus aplicativos no território nacional, por Sarifa Fagilden, assessora para o Desenvolvimento Institucional e docente da Universidade Pedagógica (UP).

Fagilden disse que a instalação do instituto GeoGebra na Universidade Pedagógica, em Moçambique, tem como objectivo principal melhorar a qualidade do ensino da Matemática e das Ciências.

A assessora explicou que a iniciativa resulta do facto de se constatar que a questão das Ciências Naturais e Matemática preocupa sobremaneira Moçambique, o mundo e, em especial, a Universidade Pedagógica. Esta, como instituição de formação de professores, sente-se obrigada a criar mecanismos de melhorar a qualidade do ensino da Matemática e das Ciências para dar o seu contributo ao ensino das mesmas no país.

Deu a conhecer ainda que a ideia já vinha sendo desenvolvida há já algum tempo e que culminou com a assinatura de um memorando com a Universidade de Cabo Verde, que foi a primeira a abraçar este projecto na África lusófona.

“A Matemática é uma área que tem pouca gente a abraçar. Sabe-se que quando os alunos concluem a décima classe  poucos  seguem o ramo da Matemática e Ciências, sobretudo os estudantes do sexo feminino, que na sua maior parte quase segue os cursos de letras e do ramo de humanidades, facto que se reflecte também nas universidades”, referiu.

Disse que o software ou aplicativo GeoGebra vai ser usado no ensino da Matemática e Ciências, desde o nível primário até ao ensino superior, para facilitar e encorajar os alunos ao gosto por aquelas áreas do saber, em especial para a rapariga.

A primeira fase do seminário realizou-se em Abril, e contou com a participação de 30 professores do ensino secundário da cidade e província do Maputo, estudantes do 4º ano da UP e do Centro Pedagógico.

Sarifa Fagilden disse que os seminários vão expandir-se para as províncias com o intuito de capacitar os actores na área da Matemática e Ciências.

De referir que Sarifa Fagilden, responsável pelo projecto GeoGebra, é a primeira mulher moçambicana doutorada em Matemática, na África do Sul, em 2001, depois do curso de mestrado na Austrália.

GeoGebra foi criado por Markus Hohenwarter para ser utilizado em ambiente de sala de aula, e teve o seu início em 2001.

Sábados

...

TEMOS dito muitas vezes, aqui, que continuam enganados aqueles que pregam o ...

TEMA DE ...

O RESPEITO pelo bom profissional de saúde, reconhecendo publicamente ...

CLICKADAS

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction