A Presidente da Assembleia da República (AR), Verónica Macamo, defende que os estudantes devem estar ligados às comunidades, no sentido de oferecerem soluções aos problemas lá existentes e, sobretudo, para o desenvolvimento do país. Texto de IBRAIMO ASSAMO. LEIA MAIS

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Um total de 81 jovens das províncias de Nampula, Niassa e Tete foram capacitados durante o primeiro trimestre do corrente ano pelo Programa de Formação Profissional (PFP) do Corredor Logístico de Nacala (CLN), um projecto de linha férrea que liga Moatize, em Tete, e Nacala-à-Velha, província de Nampula.

Do total, 50 foram formados em operação ferroviária e 31 em manutenção de locomotivas e vagões.

Com base no critério de meritocracia, segundo um comunicado de imprensa do CLN recebido pela  AIM, dos 81 jovens formados, 43 foram contratados, correspondendo a 53 por cento de absorção.

Citado no comunicado, o gerente de Operação Ferroviária, Heleno Miranda, exaltou a contribuição do Corredor de Nacala na formação de mão-de-obra local, como uma das formas de responder os desafios do mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

“A formação é fundamental para dotar o homem de ferramentas para o seu crescimento profissional. Espero que usem o conhecimento adquirido durante a formação para o desenvolvimento das vossas carreiras profissionais”, frisou Miranda, falando há dias no encerramento do curso, acto que teve lugar na província central de Tete.

Além do PFP, o Corredor conta, também, com o Programa de Preparação de Jovens para o Mercado de Trabalho (PPMT), uma iniciativa que consiste em investir em cursos profissionalizantes, tais como Mecânica-Auto, Electricidade, Serralharia, Carpintaria, Corte e Costura e Informática para criar o auto-emprego dos jovens nas comunidades.

Entretanto, o Corredor de Nacala organiza no dia 27 de Maio em curso uma acção de capacitação de jornalistas em matéria ferro-portuária.

A formação, de um dia, segundo refere um outro comunicado, terá lugar no Porto de Carvão, em Nacala-à-Velha.

Concessionária das novas linhas férreas do corredor, o CLN é uma participação público-privada, através dos Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) e a mineradora brasileira Vale.

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Os residentes de Pande, no distrito de Govuro, em Inhambane, pedem a intervenção do Governo na monitoria das acções de responsabilidade social da multinacional SASOL.

 De acordo com a Rádio Mocambique, apopulação de Pande quer que a SASOL obedeça àlista das prioridades acordadas nas sessões de auscultação entre as comunidades residentes nas áreas de exploração do gás natural e aquela multinacional.

Num encontro havido quarta-feira, com o governador de Inhambane, Daniel Chapo, a população de Pandereferiuque quer mais água, escolas, expansão da rede eléctrica, ampliação e apetrechamento do centro de saúde local.

Em resposta àquelas exigências, Daniel Chapo disse que o governo adoptou uma nova actuação que obriga a SASOL a intervir em áreas sociais que,realmente,satisfaçam as necessidades das comunidades.

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A governadora do Niassa, Francisca Tomás, defende haver necessidade de se divulgar amplamente as potencialidades geológicas e mineiras da província, para que sejam conhecidas e que possam atrair investimentos para a sua exploração. Leia mais.

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O PROJECTO de areias pesadas de Chibuto, província de Gaza, ainda na fase piloto, já tem uma produção diária de 400 toneladas de minérios como titânio e zircão, revelou há dias o Ministro de Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita.

Falando no âmbito da visita que efectuou, na semana passada, àquele empreendimento, Mesquita disse que toda a produção se destina à exportação.

“Por isso, temos de ver a cadeia logística que deve ser instalada, do ponto de vista da transferência da carga, a partir da fábrica, para o porto e do porto para além-mar”, disse o ministro, que se mostrou satisfeito com os resultados das primeiras amostras, que foram enviadas a vários clientes.

Actualmente, o projecto emprega  450 moçambicanos e 40 estrangeiros, na circunstância chineses. O projecto prevê que, já em 2020, o número de trabalhadores moçambicanos aumente para cerca de 1500.

Segundo projecções, no próximo ano a produção deverá aumentar para cerca de 600 toneladas de titânio e zircão. A capacidade instalada da fábrica é de produção de cerca de cinco milhões de toneladas de minérios por ano.

Para o transporte da mercadoria, foi colocada como alternativa a instalação de uma linha férrea ligando Chibuto e Chókwè, num troço de cerca de 70 quilómetros. No entanto, na discussão com a empresa que está a fazer trabalhos de exploração, constatou-se a existência de um segundo plano, que consiste na utilização do Rio Limpopo como potencial rota para escoar a mercadoria via Chongoene.

Mesquita disse ainda que, no que compete ao Governo, existe toda a flexibilidade e já foram iniciados contactos com o Porto de Maputo para se criar uma zona específica para a armazenagem e exportação destes minérios. Os Caminhos-de-Ferro de Moçambique também já fizeram um levantamento das necessidades para a instalação da linha, dependendo, contudo, da decisão final pelo dono do produto.

Segundo apurámos, as questões ambientais estão acauteladas e, em relação ao reassentamento, já  existe um trabalho de harmonização e cordialidade com a população abrangida. Até este momento, 212 famílias já se transferiram para a zona de reassentamento, onde foram construídas 489 casas.

Durante a visita, Mesquita inteirou-se também do projecto de construção do aeroporto em Chongoene, sobre o que disse que o programa da obra está a ser cumprido.

“Os empreiteiros já estão mobilizados, para um projecto que contempla terminal, edifícios acessórios (escritórios, bombeiros, polícia) e pista com 1800 metros de comprimento e 45 metros de largura. Foram lançados concursos para a primeira fase, que já iniciou, tendo, igualmente, chegado o empreiteiro para a construção da pista”, disse.

César Langa

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