O NOVO corpo directivo da Cruz Vermelha de Moçambique (CVM) toma posse hoje na sede da organização, na cidade de Maputo. Trata-se do presidente Avelino Isaías Mondlhane, do secretário-geral Alfredo Libombo Fernandes Tomás e da vogal Ruth Francisco Guidemane, eleitos na última assembleia-geral da CVM que se realizou nos dias 7 e 8 de Outubro corrente.

A cidade de Maputo acolhe, na segunda-feira, a cimeira ministerial “Innovation Africa 2017”, uma iniciativa internacional focalizada para as áreas de Educação, Inovação e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). O evento, que já vai na 7ª edição, é co-organizado pelo governo e a AfricanBrains e vai reunir delegados de mais de 40 países africanos e convidados afins, entre membros de governos, representantes de organismos das Nações Unidas, do sector privado, entre outros.

A Agência do Zambeze vai financiar com trezentos milhões de meticais seis pólos de transferência de tecnologias para potenciar a produção de arroz, milho e trigo. O director geral da Agência de Desenvolvimento do Vale do Zambeze, Roberto Albino, citado pela Rádio Moçambique, disse que o financiamento tem por objectivo reforçar o processo de formação e capacitação do capital humano para melhoria da produção destas culturas. A fonte referiu que os pólos irão fazer assistência técnica a doze mil produtores de seis distritos das províncias de Nampula, Tete, Sofala, Manica e Gaza. 

A Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC) translocou 3108 animais bravios para a Reserva Especial do Maputo (REM) e Parque Nacional do Zinave (PNZ) desde o início do corrente ano a esta parte, no âmbito de um projecto para a conservação da biodiversidade em Moçambique. A alocação de animais para estas duas áreas de conservação, em franco desenvolvimento, é parte integrante de uma iniciativa do governo em parceria com a Fundação para os Parques da Paz (PPF). 

O INSTITUTO Nacional de Meteorologia (INAM) anunciou a possibilidade de ocorrência de ventos fortes com rajadas que podem atingir os 60 quilómetros por hora, desde a noite de ontem até ao final do dia de hoje. Este estado de tempo deverá afectar os distritos de Matutuíne, Boane, Marracuene, Manhiç,  cidades de Maputo e Matola (província de Maputo) e os distritos de Bilene, Mandlakazi, e Cidade de Xai-xai (Gaza). Pelos riscos que a previsão representa, o INAM recomenda medidas de precaução e segurança e cuidado com o risco de árvores tombadas e rede eléctrica rompida na via pública.

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 60,70 61,84
ZAR 4,43 4,51
EUR 71,53 72,88

11.10.2017   Banco de Moçambique

Opinião & Análise

HÁ alguns anos, o Governo do ex- presidente moçambicano, Joaquim ...
2017-10-20 23:30:00
MAIS um linchamento ocorreu ao princípio desta semana na cidade da Beira, ...
2017-10-20 23:30:00
TURMA, não posso ignorar esta chamada, serei rápido. Enquanto estou ...
2017-10-20 23:30:00
MOCÍMBOA da Praia, na província de Cabo Delgado, está desde ...
2017-10-19 23:30:00
Passam cerca de duas semanas que contei a história onde o personagem ...
2017-10-19 23:30:00