AS mortes confirmadas por febre-amarela aumentaram para 101 no Brasil, desde o início de Janeiro, tendo já sido registados 1200 casos, informaram ontem fontes oficiais. A região sudeste do país é aquela onde se estão a registar mais mortes com febre-amarela, obrigando as autoridades a activar alertas e reforças as campanhas de vacinação perante a impossibilidade de controlar a propagação. O Estado de Minas Gerais, o segundo mais povoado do país, é o mais afectado com 84 mortos, seguido de Espírito Santo com 14 e São Paulo com três, refere o boletim divulgado pelo Ministério da Saúde. Desde o início do ano, o Ministério da Saúde brasileiro enviou 13,9 milhões de vacinas para os Estados afectados e em risco, como o Rio de Janeiro.

O Zimbabwe mobilizou médicos do exército para os grandes hospitais públicos, na sequência de uma semana de greve de médicos. Gerald Gwinji, secretário permanente do Ministério da Saúde, disse na quarta-feira que a greve dos médicos pressiona os hospitais públicos. "Quando algumas pessoas não vêm para trabalhar há um impacto sobre a prestação de serviços e porque estes quadros (médicos) em greve estão no primeiro nível de cuidados, o impacto é ainda maior", disse Gwinji. "Em alguns casos, temos destacados quadros das forças uniformizadas para ajudar a reduzir a pressão." As secções pediátricas e de maternidade foram as mais afectadas, disse a Reuters, Edgar Munatsi, presidente da Associação de Médicos do Hospital do Zimbabwe, que convocou a greve.

AS autoridades angolanas têm vindo a desmantelar redes paralelas que operam ilegalmente nas conservatórias e lojas de registo, “em conluio" com os funcionários públicos, disse ontem o ministro da Justiça e dos Direitos Humanos de Angola, Rui Mangueira. "É de lamentar que a demanda pelos nossos serviços crie diariamente profissões paralelas ilegítimas, que dificultam o acesso dos cidadãos aos serviços e que se traduzem, para estas pessoas pouco sérias, na obtenção de lucro fácil", afirmou Rui Mangueira. O governante discursava em Luanda, na abertura do Fórum Nacional sobre os Serviços de Justiça, que encerra hoje, tendo recordado que as conservatórias e lojas de registo prestam actualmente cerca de 50 tipos de serviço diferentes, mas enfrentam dificuldades de funcionamento, tendo em conta a "redução do orçamento para o sector" nos últimos três anos. Este cenário, apontou Rui Mangueira, tem levado ao surgimento de actividades paralelas, combatidas "com o apoio dos órgãos de polícia e do próprio cidadão".

O COMITÉ Interministerial de Políticas e Diplomacia da SADC aprecia hoje em Dar es Salaam, Tanzânia, as recomendações e decisões saídas da 36ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da região, realizada, em Agosto último, no Reino da Swazilândia. O órgão que reúne os chefes das diplomacias da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) deve discutir os vários documentos que visam a transformação social e a melhoria das condições de vida das populações da África Austral. Integram a SADC Angola, África do Sul, Botswana, Lesotho, Madagáscar, Malawi, Maurícias, Moçambique, Namíbia, RDCongo, Seicheles, Swazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe.

O MINISTRO das Relações Exteriores do Brasil, José Serra, pediu demissão na noite de quarta-feira alegando não ter condições de permanecer no cargo por problemas de saúde. Na carta de demissão, veiculada na íntegra pela imprensa brasileira, o ministro afirma que pediu a demissão com "tristeza", mas que devido a problemas de saúde não poderia cumprir a agenda de viagens ao estrangeiro, que fazem parte da rotina do cargo que ocupava. O político, que deixara o cargo de senador pelo Estado de São Paulo para ocupar o posto no Governo, disse que irá agora honrar o seu mandato de senador "trabalhando para a aprovação de projectos que visem a recuperação da economia, o desenvolvimento social e a consolidação democrática do Brasil".

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 70,23 70,42
ZAR 5,38 5,39
EUR 74,89 74,96

21.02.2017   Banco de Moçambique

Opinião & Análise

ELES existem em todos os sectores da sociedade. Corroendo-os até às ...
2017-02-23 17:03:04
UMA esporádica passagem por um dos pontos atravessados pelo canal do Chiveve, ...
2017-02-25 20:03:21
  Por estes dias as televisões, as rádios e jornais, ...
2017-02-23 17:17:50
HOJE decidi embrenhar-me por este atalho, fazendo uma curta incursão pelo ...
2017-02-23 17:14:29