O GOVERNO norte-americano está a considerar sanções radicais contra a Coreia do Norte, como resposta, as autoridades de Pyongyang dizem que país procurará aceleração os seus programas nucleares. Um diplomata norte-coreano disse na terça-feira à Agência Reuters que Pyongyang não tem nada a temer sobre qualquer acção norte-americana para ampliar sanções que procuram cortar o país do sistema financeiro global e irá procurar uma “aceleração” dos seus programas nucleares e de mísseis. Isto inclui o desenvolvimento de “capacidades preventivas de primeiro ataque” e um míssil balístico intercontinental (ICBM), disse Choe Myong Nam, vice-embaixador da missão norte-coreana à ONU em Genebra.

O GOVERNO britânico anunciou na terça-feira que vai proibir os computadores portáteis e outros dispositivos electrónicos na bagagem de cabina dos voos directos para o Reino Unido a partir da Turquia, Líbano, Jordânia, Egipto, Tunísia e Arábia Saudita. O bloqueio britânico a este tipo de dispositivos - que inclui 'tablets' e leitores de DVD - acontece no mesmo dia em que os Estados Unidos anunciaram uma medida semelhante, mas aplicada a oito países de origem. Um porta-voz do Executivo conservador do Reino Unido disse que a medida foi adoptada na sequência de preocupações quanto à segurança aérea e que é "necessária, eficaz e proporcional". Todos os dispositivos incluídos no bloqueio terão de ser metidos na bagagem de porão antes de os passageiros passarem pela segurança do aeroporto.

O PRESIDENTE norte-americano e os seus assessores preveniram na terça-feira os congressistas republicanos que estão a pensar votar contra o projecto de lei de saúde sobre os riscos de o fazer, como serem castigados nas legislativas em 2018. “Vai haver um preço a pagar (…) aos seus próprios votantes”, avisou, durante o encontro diário com jornalistas, o assessor de Imprensa da Casa Branca, Sean Spicer, os republicanos que não apoiam a proposta de lei para substituir a reforma do acesso aos cuidados de saúde do ex-Presidente, Barack Obama, conhecida como 'Obamacare'. A proposta, apoiada por Trump e pela Direcção republicana da Câmara dos Representantes, vai ser votada hoje por esta câmara. Calcula-se que o plano republicano, sem mudanças, vai excluir 14 milhões em apenas um ano, número que sobe para 24 milhões numa década.

O MINISTÉRIO Público de Paris pediu o arquivamento do inquérito sobre as acusações de abusos sexuais feitas por crianças contra soldados franceses na operação de manutenção de paz na República Centro-Africana (RCA) em 2013 e 2014, disseram terça-feira fontes judiciais. Cabe agora ao tribunal ordenar a instrução de um processo ou confirmar o arquivamento, a hipótese mais provável porque nenhuma acusação foi proferida. Aquelas acusações abalaram as forças de defesa francesas, presentes na RCA para restaurar a segurança após meses de violência entre rebeldes e milícias. Para o Ministério Público francês, não se pode confirmar que nenhum abuso foi cometido contra aqueles menores, mas os elementos recolhidos e os testemunhos não permitem estabelecer factos detalhados e fundamentados contra os militares envolvidos neste caso. Os soldados abusavam de crianças, algumas com idades entre os nove e 13 anos, em troca de rações alimentares.

UMA MULHER morreu ontem vítima de atropelamento na ponte de Westminster, em Londres, num incidente que a Polícia está a tratar como terrorismo, segundo fonte hospitalar citada pela BBC. Um médico citado pelos "media" locais fala em vítimas com ferimentos "graves" e a BBC diz que haveria pelo menos quatro feridos, mas poderia haver até 12. Uma testemunha citada pela Sky News contou ter visto entre oito e dez pessoas deitadas no chão na ponte de Westminster após serem atropeladas. O atacante, que conduzia um Hyundai i40 cinzento, terá abalroado os peões que circulavam no passeio e colidido com um gradeamento junto ao Parlamento, entrando depois a correr pelos portões e atacado um polícia com uma faca. O suspeito foi depois alvejado pela polícia

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 68,74 68,84
ZAR 5,42 5,43
EUR 73,76 73,87

17.03.2017   Banco de Moçambique

Opinião & Análise

DURANTE quatro dolorosos dias esteve de cama sem que os médicos pudessem ...
2017-03-20 23:30:00
É DELICADO o assunto que trago para esta semana, porque susceptível de ...
2017-03-22 07:46:11
DEMOCRACIA é um conceito actualmente usado, de forma arbitrária, em ...
2017-03-22 23:30:00
VOU levar emprestadas, com a devida vénia, as palavras de João ...
2017-03-20 23:30:00
A IMAGEM do distrito costeiro de Memba, na província de Nampula, continua ...
2017-03-20 23:30:00