O INCÊNDIO iniciado no sábado num parque natural do sul da Espanha estava ontem ainda fora do controlo. “O incêndio permanece activo. As chamas não estão controladas, estendem-se e se propagam", disse ontem um porta-voz dos bombeiros. O fogo começou no sábado e obrigou a saída de mais de 2.000 pessoas da região, entre moradores e turistas. O incêndio afecta o parque natural de Doñana, na Andaluzia, mas ainda não atingiu o Parque Nacional, Patrimônio Mundial da Humanidade da Unesco desde 1994. O fogo teve origem humana, destacou o conselheiro regional para o Meio Ambiente, José Fiscal López, acrescentando que não se sabia ainda se foi por negligência ou criminoso. "Temos a certeza de que a mão do homem está por trás", disse.

O SINDICATO dos Trabalhadores da Imprensa (SNTP) da Venezuela denunciou domingo que pelo menos 376 profissionais da comunicação sociais foram agredidos desde o início da actual vaga de protestos contra o Presidente venezuelano. "Entre 31 de Março e 24 de Junho, 376 trabalhadores da imprensa foram agredidos em 278 casos documentados pelo SNTP", escreveu o sindicato na sua conta da rede social Twitter. O sindicato dá ainda conta de “33 detenções ilegais de trabalhadores da imprensa" no contexto da cobertura das manifestações. Na Venezuela, as manifestações a favor e contra o Presidente Nicolás Maduro intensificaram-se desde 1 de Abril último. Pelo menos 76 pessoas morreram e mais de mil ficaram feridas nesse período.

A POPULAÇÃO da cidade iraquiana de Mossul comemorou o seu primeiro Eid al-Fitr, feriado que celebra o fim do Ramadan, sem a presença do Estado Islâmico (EI) em muitos anos, depois de os militantes terem sido expulsos de grande parte da cidade.  O EI assumiu o controlo da cidade em Junho de 2014. Orações do Eid al-Fitr eram permitidas pelo grupo, mas não as festividades. Porém, para muitos habitantes de Mossul, a celebração do Eid no domingo foi ofuscada pela destruição da torre de uma histórica mesquita, explodida pelos militantes na quarta-feira, e a população teme pelos milhares de civis presos na Cidade Velha, no oeste da cidade, ainda sob o controle do grupo radical.

O SECRETÁRIO de Estado norte-americano, Rex Tillerson, pediu, domingo, uma "diminuição da retórica" ​​entre o Qatar e o grupo de quatro nações liderado pela Arábia Saudita, depois que Doha denunciou a sua extensa lista de demandas. Arábia Saudita, Bahrein, Emirados Árabes Unidos e Egipto querem que o Qatar aceite o seu ultimato de 13 pontos - supostamente destinado a combater o extremismo e o terrorismo - em troca de acabar com um bloqueio diplomático e comercial do emirado que dura quase três semanas. Mas Doha rechaçou no sábado as demandas como pouco realistas, qualificando o bloqueio de "ilegal". A Turquia, país aliado, também rejeitou e o Presidente Recep Tayyip Erdogan alegou que o ultimato era "contra o direito internacional". Tillerson tentou acalmar os ânimos numa declaração no domingo, depois dias de ligações com Riade e Doha.

UMA embarcação transportando cera de 170 pessoas naufragou domingo na represa El Peñol de Guatapé, local turístico do nordeste da Colômbia, deixando pelo menos nove mortos e 28 desaparecidos, informaram fontes oficiais. “No momento já temos oficialmente nove pessoas que foram encontradas mortas” e há “mais ou menos umas 28 pessoas reportadas como desaparecidas”, disse a jornalistas Margarita Moncada, directora do Departamento Administrativo do Sistema de Prevenção, Atenção e Recuperação de Desastres (DAPARD), do governo da Antioquia. A embarcação “El Almirante” transportava umas 150 pessoas, informou a Força Aérea num comunicado.

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 59,83 60,97
ZAR 4,66 4,75
EUR 66,81 68,07

22.06.2017   Banco de Moçambique

Opinião & Análise

CONTRA as minhas próprias convicções, sou impelido a concordar ...
2017-06-27 06:45:03
ESTÁ um frio do catano. Me penetra até aos ossos, que os imagino ...
2017-06-27 06:43:12
EM 1975, eu ainda era pequeno. Com a idade que tinha, naturalmente não me ...
2017-06-26 07:35:13
A PREPARAÇÃO para ir a Foto Mia, a única casa de fotografia de ...
2017-06-26 07:30:10
NOS últimos dias, a actividade de “car wash” na cidade de Maputo ...
2017-06-26 07:25:47