A POLICIA  alemã anunciou domingo ter detido um homem suspeito de preparar um atentado e que, segundo a revista Focus, está ligado ao presumível extremista islâmico detido na sexta-feira na Áustria. O homem, detido no sábado, na cidade de Neuss, no oeste do país, era alvo de um mandado de captura por ter “projectado um crime grave contra o Estado”, segundo um porta-voz da Polícia do estado da Renânia do Norte-Vestefália. Citando fontes judiciais, a revista alemã Focus noticiou, por seu lado, que as unidades especiais das forças da Polícia (SEK) tinham feito uma rusga ao apartamento do suspeito de planear um atentado bombista contra a Polícia e soldados. Segundo a mesma fonte, este homem está ligado ao cidadão austríaco de origem albanesa, de 18 anos, presumível islamita radical, detido na sexta-feira na Áustria e também suspeito de preparar um atentado.

 PELO menos 18 pessoas morreram no  fim-de-semana após as fortes tempestades que atingiram o sudeste dos Estados Unidos, informaram as autoridades no domingo. A zona mais atingida foi uma área rural do centro-sul da Georgia, com pelo menos 14 mortos, segundo a agência estatal Emergency Management and Homeland Security Agency (GEMA/HS). Nesta zona, pelo  menos cinco pessoas  continuam desaparecidas, disse Buddy Dike,  edil de Adel, Georgia. Outras quatro pessoas morreram e 20 ficaram feridas na manhã de sábado por um tornado que atingiu o sul do Mississippi, de acordo com a agência de serviços de emergência deste estado. Na Georgia, oito das pessoas falecidas morreram no condado de Cook, sete delas  num estacionamento, declarou o especialista forense Tim Purvis ao jornal Atlanta Journal-Constitution. Seis pessoas morreram em outras partes do estado e três ficaram feridas, segundo a GEMA/HS.

DEZENAS de pessoas foram ontem retiradas após a descoberta de uma bomba da II Guerra Mundial (IIGM)  no estaleiro de uma obra na antiga colónia britânica, perto do campus da Universidade de Hong Kong.  Os trabalhadores da construção civil e residentes de uma residência universitária foram retirados depois de uma bomba de 227 quilos, fabricada nos Estados Unidos, ter sido descoberta na estrada Pok Fu Lam, segundo a edição ‘online’ do jornal Apple Daily citada pela AFP.  A bomba foi detonada no local ontem à noite.  As bombas ou granadas por detonar são encontradas com frequência por transeuntes ou trabalhadores da construção civil na cidade, que foi palco de intensos confrontos entre as forças japonesas e as tropas britânicas em 1941.  Os Estados Unidos e a força aérea dos aliados bombardearam Hong Kong depois de a então colónia britânica ter sido ocupada pelos japoneses.

O PRIMEIRO-MINISTRO maurício, Sir Anerood Jugnauth, apresentou ontem  de manhã a sua carta de demissão à Presidente da República, Ameenah Gurib Fakim, constatou a PANA no local.
 Sir Jugnauth declarou que a função de primeiro-ministro é um cargo de grande responsabilidade. “É um grande fardo, deixo agora o lugar aos jovens”, disse Jugnauth afirmando no entanto “ter cumprido o seu dever e ter servido o país de maneira honesta”. No período da tarde, o filho de Sir Jugnauth, Pravind, actual ministro das Finanças e Desenvolvimento Económico, prestará juramento enquanto primeiro-ministro maurício devendo logo a seguir empreender uma remodelação ministerial.

O PRESIDENTE do Conselho Nacional da Comunicação (CNC) dos Camarões, Peter Essoka , advertiu todos os órgãos de imprensa nacionais públicos e privados contra qualquer publicação ou difusão de declarações tendentes a fazer a apologia da divisão e do federalismo. Num comunicado, Peter Essoka realça que os prevaricadores se sujeitam às sanções previstas pela regulamentação em vigor,  que vão da suspensão temporária à proibição definitiva de actividade. Segundo a anciã PANA, O CNC acusa alguns órgãos de comunicação de oferecer os seus espaços à difusão de informações e de declarações sediciosas  de actividades sociopolíticas sobre o regresso à forma federal do Estado e os apelos para a divisão na maioria das reivindicações antidemocráticas orquestradas  há vários tempos nas províncias do noroeste e do sudoeste do país.

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 70,49 70,59
ZAR 5,21 5,22
EUR 75,67 75,77

24.01.2017   Banco de Moçambique

Opinião & Análise

NA semana passada, a cidade de Nampula foi marcada por uma polémica ...
2017-01-24 07:34:18
  NOS dias que correm, a comunicação é uma ferramenta ...
0000-00-00 00:00:00
TUDO acontecia pela primeira vez. Era a primeira vez que viajava de avião. ...
0000-00-00 00:00:00
HOJE acordei sem vontade de acordar. Sentei-me na cama, olhei para o computador. ...
2017-01-22 08:59:34
O RÁPIDO desenvolvimento económico que a Turquia tem registado nos ...
2017-01-24 08:28:47
ACREDITO que cada um de nós tenha uma história contada ou vivida sobre ...
2017-01-22 08:51:31
A VOZ da indignação chega-nos quando estamos sentados ao sofá, ...
2017-01-23 06:20:07
SIRVO-ME deste meio para felicitar a nossa Polícia de Trânsito que ...
2017-01-23 06:41:40
O CONSELHO Municipal da Matola acaba de anunciar que vai de novo levar a cabo, ...
2017-01-22 08:56:08
RECEBEU a comunicação de que uma extensa área de cultura do ...
2017-01-24 07:40:30