CERCA de 10 mil funcionários tanzanianos têm certificados académicos falsos, de acordo com um relatório recebido pelo Presidente John Magufuli. Segundo informações divulgadas na capital Dodoma, 9932 funcionários do Governo foram encontrados com qualificações fraudulentas no nível secundário. Este número representa pouco mais de 2% dos 435.000 funcionários públicos do país. O relatório foi encomendado pelo Presidente Magufuli, depois que em Fevereiro o Governo descobriu que cerca de 300 funcionários públicos tinham graus académicos falsos. Logo após assumir o cargo, em Outubro de 2015, John Magufuli suspendeu temporariamente o recrutamento para o funcionalismo público e ordenou uma auditoria aos trabalhadores do Estado.

O GOVERNO do Estado nigeriano de Lagos disse que salvou 237 bebês abandonados - 106 meninos e 131 meninas - no ano passado. De acordo com o Comissário da Juventude de Lagos, Uzamat Akinbile-Yussuf, citado esta semana pelos jornais Punch e Guardian, estas cifras representam um aumento em relação ao número de resgatados nos últimos 12 meses. Este ano, até ao momento, 53 bebés foram resgatados. O Guardian relata que apenas esta semana um bebé abandonado foi encontrado perto de uma lixeira em Alagbado, área de Lagos.

O TRIBUNAL Constitucional de Angola indicou o prazo de 02 a 21 de Maio para os partidos políticos e coligações legalmente reconhecidos apresentarem as suas candidaturas às eleições gerais do dia 23 de Agosto. Em comunicado, o TC sublinha que o prazo indicado não é prorrogável, devendo as candidaturas serem entregues dentro do período estabelecido, incluindo o fim-de-semana. No mês de Março, o TC realizou um seminário sobre o processo de preparação e apresentação de candidaturas às eleições gerais de 2017. No acto, o presidente do TC, Rui Ferreira, frisou que estão preparados para a recepção e análise, com rigor, objectividade e com a imparcialidade exigida pela Constituição e a lei orgânica das eleições gerais.

EL SALVADOR tornou-se na quinta-feira o primeiro país a interditar a mineração de metais no seu território, argumentando que é uma actividade prejudicial ao ambiente e à saúde pública. “Nenhuma instituição, norma, acto administrativo ou resolução pode autorizar a prospecção, exploração, extração ou o tratamento de produtos mineiros metálicos em El Salvador”, segundo a lei aprovada pelo Parlamento e publicada no jornal oficial.

A EX-PRESIDENTE da Coreia do Sul Park Geun-hye está a ter dificuldades em contratar uma nova equipa que a defenda no julgamento por corrupção que arranca na próxima terça-feira, noticiou ontem a Imprensa sul-coreana. O problema surge depois de Park ter despedido a maioria dos advogados de defesa, que não conseguiram evitar que, em 10 de Março, o Tribunal Constitucional a destituísse do cargo – o que a fez perder a imunidade presidencial. Park, de 65 anos, que se encontra em prisão preventiva desde 31 de Março devido ao escândalo de corrupção e de tráfico de influências conhecido como o caso da “Rasputina”, está em negociações com um antigo juiz que agora trabalha para um grande escritório de advocacia, mas ainda não chegou a nenhum acordo.

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 64,13 65,40
ZAR 4,84 4,93
EUR 69,90 71,28

28.04.2017   Banco de Moçambique

Opinião & Análise

CELEBRA-SE na próxima segunda-feira o 1.º de Maio, Dia Internacional do ...
2017-04-28 23:30:00
HÁ mais de 100 anos, a cidade norte-americana de Chicago saltou das ...
2017-04-28 23:30:00