Início » “Chapeiros” paralisam Praça dos Combatentes

“Chapeiros” paralisam Praça dos Combatentes

Por Jornal Notícias
A+A-
Reiniciar

A circulação de transportes semi-colectivos de passageiros esteve paralisada, nesta manhã, na Praça dos Combatentes, na cidade de Maputo, devido à contestação ao aumento dos preços dos combustíveis.

Grupos de indivíduos anónimos, posicionados na avenida das FPLM e Julius Nyerere mandavam parar os “chapas” que circulavam e obrigavam os passageiros a descer, numa tentativa de forçar a adesão à paralisação. A situação criou longas filas e dificuldades de transporte para centenas de utentes.

O motorista Ernesto Bila, que faz a rota Praça dos Combatentes–Baixa, afirmou que os operadores enfrentam dificuldades para manter a actividade devido ao aumento dos custos operacionais. “O gasóleo subiu muito e já não consigo trabalhar como antes”, disse.

Outro motorista, Carlos Mahumane, da rota Praça dos Combatentes–Museu, afirmou não acreditar que o Governo venha a subsidiar os transportes semi-colectivos privados. “Se houver subsídio, acredito que será apenas para os transportes públicos do Estado. Nós, dos ‘chapas’, continuaremos a sofrer”, lamentou.

Alguns passageiros mostraram-se revoltados com a situação, alegando que foram surpreendidos no percurso e obrigados a abandonar as viaturas.
Outra passageira, que seguia para o mesmo destino criticou a paralisação e os transtornos causados.

A paralisação afectou várias rotas que passam pela Praça dos Combatentes, um dos principais pontos de ligação do transporte público na capital, provocando congestionamentos e enchentes nas paragens.

Podes tambem gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Contacte-nos

 

  • Área editorial: +258 84 514 9860 / +258 84 936 6654
  • Área comercial: +258 84 910 4321

Capa do dia