Terça-feira, 24 Dezembro, 2024
Início » País amplia voz pelo fim de conflitos

País amplia voz pelo fim de conflitos

Por Issa Likwembe
1,3K Visualizações

FRANCISCO MANJATE, em Kampala

MOÇAMBIQUE reafirma ser urgente acabar com as guerras no mundo, sobretudo a mais recente que opõe Israel e o Hamas, na Faixa de Gaza, que já matou pelo menos 25 mil pessoas, sobretudo crianças, mulheres e idosos, além da destruição de infra-estruturas.

A posição de Moçambique é partilhada por todo o bloco do Movimento dos Países Não-Alinhados (MNA), do qual faz parte, que ontem, na reunião ministerial em Kampala, Uganda, voltou a frisar que a situação na Faixa de Gaza atingiu dimensões desumanas.

Mais ainda, o país reforça a sua ideia inicial sobre a necessidade de resolver os diferendos através do diálogo, respeitando, entretanto, o princípio da integridade territorial, da existência pacífica de dois Estados.

O posicionamento nacional está, igualmente, a coberto da decisão da União Africana, que também defende o rápido fim desta guerra.

Sublinhe-se que o coro de vozes que se levantam contra o que é descrito pelos representantes de vários países que participam nesta 19.ª Cimeira de Kampala como “desumanidade sem precedentes” é animado pela queixa apresentada pela África do Sul ao Tribunal Internacional de Justiça, acusando Israel de estar a violar a Convenção das Nações Unidas para a Prevenção e Punição do Crime de Genocídio.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar