Domingo, 22 Dezembro, 2024
Início » Cerca de 64 em cada 100 mulheres com cancro do útero morre no país

Cerca de 64 em cada 100 mulheres com cancro do útero morre no país

Por admin-sn
1,9K Visualizações

Sessenta e quatro em cada 100 mulheres que têm cancro do colo do útero morrem no país “porque o diagnóstico é feito em fases já avançadas da doença”.

De acordo com estimativas, em 2025 ocorrerão 5.401 novos casos de cancro do colo do útero com um número aproximado de 3.509 mortes por esta enfermidade.

De acordo com Cesaltina Lorenzoni, chefe do Programa Nacional do Controlo do Cancro no Ministério da Saúde e Directora Científica e Pedagógica do HCM, o cancro do colo do útero é o mais prevalecente no país e continua a ser a primeira causa de morte.

A fonte explicou que 11 pacientes com idades compreendidas entre 30 e 65 anos foram submetidas, há dias, a cirurgias de retirada de cancros do colo do útero, vulva e ovário.
Outros 11 pacientes masculinos, com idades compreendidas entre 26 e 70 anos, foram igualmente submetidos a cirurgias de remoção do cancro da próstata, bexiga, testículos e do rim.
As cirurgias foram feitas por uma equipa composta por 17 especialistas provenientes dos Estados Unidos da América e Brasil, em colaboração com médicos nacionais locais.

Além das cirurgias, houve acções de formação que beneficiaram médicos especialistas e residentes nacionais, cuja a abordagem esteve voltada ao diagnóstico, tratamento, e pesquisa, nas áreas de ginecologia oncológica e urologia.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar