Domingo, 22 Dezembro, 2024
Início » Viúva e antigo PM indiciados pela morte do Presidente do Haiti

Viúva e antigo PM indiciados pela morte do Presidente do Haiti

Por admin-sn
1,7K Visualizações

Um juiz que investiga o assassínio do Presidente haitiano, Jovenel Moïse, em Julho de 2021, emitiu segunda-feira o relatório final em que acusa a viúva, Martine Moïse, e o ex-Primeiro-Ministro Claude Joseph de envolvimento no crime.
Entre os acusados figura também o, na altura, chefe da Polícia Nacional do Haiti, Léon Charles, que é actualmente o representante permanente do país na Organização dos Estados Americanos (OEA).

Charles, aliás, enfrenta as acusações mais graves: assassínio, tentativa de assassínio, posse e porte ilegal de armas, conspiração contra a segurança interna do Estado e associação criminosa, enquanto Martine Moïse e Joseph são acusados de cumplicidade e associação criminosa.

Outros acusados, inclusive de assassínio, são Christian Emmanuel Sanon, um pastor haitiano-norte-americano que se imaginava como o próximo Presidente do Haiti e que disse que achava que Moïse só seria preso.

Constam ainda entre os acusados, segundo a agência AP, Joseph Vincent, haitiano-norte-americano e ex-informador da Agência Antidrogas dos Estados Unidos, Dimitri Hérard, chefe da segurança presidencial, John Joël Joseph, ex-senador haitiano, e Windelle Coq, senador haitiano que as autoridades dizem ter-se tornado um fugitivo.

Sanon, Vincent e Joseph foram extraditados para os Estados Unidos, onde um total de 11 suspeitos enfrenta acusações federais pelo assassínio do Presidente do Haiti.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar