BeiraPrimeiro Plano Sem dragagem regular o Porto da Beira não existe Por admin-sn Há 10 meses Criado por admin-sn Há 10 meses 2,4K Visualizações Compartilhar 0FacebookTwitterPinterestEmail 2,4K BELMIRO ADAMUGY A necessidade aguça o engenho. Partindo desta base foi criada a Empresa Moçambicana de Dragagem (EMODRAGA), com o objectivo principal de garantir a conservação dos canais de acesso aos portos nacionais, bacias de manobra, ancoradouros e zonas de acostagem, com vista a torná-los navegáveis com segurança. Tutelada pelo Ministério dos Transportes e Comunicações, a empresa goza de autonomia patrimonial, financeira e administrativa. Com o “quartel-general” baseado na cidade da Beira, a empresa está, para além da dragagem, a abraçar outros projectos de importância vital para o desenvolvimento da província de Sofala. Actuando em áreas como obras hidráulicas, dragagem de construção e manutenção, extracção de areias e pesquisas hidrográficas e posicionamento, a EMODRAGA prepara-se para renovar o equipamento que usa, de modo a responder aos novos desafios. Socorrendo-se das dragas Tong Tan, esta subcontratada, Alcântara Santos, Aruângwa, a lancha hidrográfica Chiveve e o rebocador Chire, entre outros equipamentos, a empresa entra de peito aberto para o ano de 2024, alargando horizontes e perspectivando grandes vitórias. O “Notícias” conversou com o presidente do Conselho de Administração da EMODRAGA, Domingos da Conceição Bié, para ter uma visão mais global do trabalho desenvolvido por aquela empresa. A conversa correu tranquilamente, porque os canais estavam devidamente dragados… A EMODRAGA também “limpa” o porto NOTÍCIAS (Not.) – Comecemos assim… qual é a função primária da EMODRAGA? DOMINGOS BIÉ (DB) – A EMODRAGA é uma empresa moçambicana de dragagem. Basicamente, a nossa missão e função é fazer a dragagem dos canais de acesso aos portos. Os canais têm um caminho, por onde as embarcações passam, e por estarmos em um porto junto aos desaguadores dos rios, ocorrem problemas de assoreamento. Os rios trazem sedimentos e praticamente fecham esses caminhos por onde os barcos devem passar. Então a nossa missão é exactamente manter aquele caminho sempre disponível. Nós não fazemos a limpeza do mar, dragamos. Not. – Quais os riscos que se correm se não houver dragagem? Leia mais… Você pode gostar também Preços disparam e afugentam clientela Falta de manutenção acentua degradação de estradas Chuvas agudizam imundície no Maquinino CIVIL E LABORAL: Revisão dos códigos visa maior celeridade processual EMODRAGAPorto da Beira Compartilhar 0 FacebookTwitterPinterestEmail Artigo anterior Circulação tortuosa nas estradas da Matola Próxima artigo PGR expulsa cidadão angolano Artigos que também podes gostar Retoma abastecimento de água na Beira Há 14 horas Chinamacondo regista índice elevado de malnutrição Há 2 dias Défice alimentar aflige Mutarara Há 2 dias Pescadores recebem materiais para a pesca Há 3 dias JOÃO GUILHERME, PRESIDENTE DO TRIBUNAL MARÍTIMO: Auxiliamos a combater a pirataria e pesca... Há 3 dias e-SISTAFE passa a ser ferramenta de auditoria Há 1 semana