Quinta-feira, 14 Novembro, 2024
Início » AD vence legislativas em Portugal

AD vence legislativas em Portugal

Por admin-sn
1,6K Visualizações

A ALIANÇA Democrática (AD) foi a coligação mais votada nas legislativas em Portugal, com 29,52 por cento o que lhe confere 79 deputados.

A coligação de direita, liderada por Luís Montenegro, conquistou 77 mandatos para o PSD e dois para o CDS, com o PS a ter também 77 mandatos, numa altura em que ainda falta apurar os quatro deputados dos círculos da Europa e do Resto do Mundo.

De acordo com dados da Secretaria-Geral do Ministério de Administração Interna – Administração Eleitoral, o PS teve menos 50.934 votos que AD (somada à coligação do PSD na Madeira), registando 28,63 por cento.

Em terceiro lugar e quadruplicando os deputados das últimas eleições, o Chega conseguiu 48 mandatos e mais de um milhão de votos (18,1 por cento).

Com o mesmo número de deputados das últimas legislativas, oito, a Iniciativa Liberal teve mais de 5 por cento dos votos.

A abstenção em território nacional foi de 33,77 por cento, a mais baixa desde 1995, nas eleições mais concorridas de sempre em número de eleitores.     

No final da noite eleitoral Luís Montenegro declarou vitória e afirmou que face aos resultados, espera que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o indigite para formar governo.

Entretanto, o Presidente da República vai ouvir a partir de hoje e até dia 20 os partidos e coligações que obtiveram representação parlamentar nas eleições legislativas antecipadas de domingo, começando pelo PAN e terminando na AD, segundo uma nota publicada na página oficial da Presidência da República na internet.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar