Quarta-feira, 22 Janeiro, 2025
Início » RD Congo enfrenta crise humanitária sem precedentes

RD Congo enfrenta crise humanitária sem precedentes

Por admin-sn
1,5K Visualizações

A ESCALADA de violência no leste da República Democrática do Congo (RD Congo) provocou a deslocação de pelo menos 250 mil pessoas em Fevereiro, segundo um alto funcionário das Nações Unidas (ONU), descrevendo a situação como uma crise humanitária sem precedentes.

“É realmente de partir o coração, o que eu vi é uma situação verdadeiramente horrível”, disse, na quarta-feira, à Associated Press (AP) Ramesh Rajasingham, director de coordenação do gabinete humanitário da ONU, que visitou a cidade de Goma.

O resultado é uma das maiores crises humanitárias do mundo, com cerca de sete milhões de pessoas deslocadas, muitas delas fora do alcance da ajuda.

Longe da capital do país, Kinshasa, a região leste da RD Congo é há muito palco de acções armadas de mais de 120 grupos armados que lutam por uma parte do ouro e de outros recursos naturais da região, ao mesmo tempo que efectuam assassínios em massa.

No meio da intensificação dos combates com as forças de segurança, o grupo rebelde 23 de Março (M23) – o mais dominante na região, com alegadas ligações ao vizinho Ruanda – continuou a atacar aldeias, obrigando muitos a fugir para Goma, a maior cidade da região, cuja população, estimada em dois milhões de pessoas, já está sobrecarregada com recursos inadequados.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar