Quarta-feira, 18 Dezembro, 2024
Início » UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA: Atraso dos subsídios leva bolseiros à greve

UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA: Atraso dos subsídios leva bolseiros à greve

Por admin-sn
1,9K Visualizações

UM total de 135 estudantes bolseiros da Universidade Pedagógica de Maputo (UP) está com os subsídios atrasados, situação que levou o grupo a se manifestar no campus universitário desta instituição de ensino superior.

Discentes ouvidos pelo “Notícias”, reclamam o pagamento dos subsídios de bolsas de estudos referentes aos anos 2023 e 2024, totalizando seis meses.

Segundo referiram, a situação é do conhecimento da reitoria que imputa a demora no desembolso dos fundos ao Ministério da Economia e Finanças (MEF).

A vice-reitora da universidade, Marisa Mendonça, esclareceu que as bolsas são atribuídas com base no desembolso feito pelo MEF que, entretanto, ainda não as canalizou.

Mendonça referiu que a instituição recebeu, em 2023, verba para os subsídios de Janeiro a Setembro, tendo ficado por pagar os meses subsequentes.

“Requeremos ao ministério a libertação de fundos para o pagamento dos três meses supracitados e não foi desembolsado. Por isso, não tínhamos como pagar”, disse.

Acrescentou que, a 5 de Janeiro último, foi feita outra solicitação ao MEF para o mesmo propósito e, até ao momento, não teve desfecho.

Para o presente ano académico, a instituição prevê receber 15 milhões para atribuição ou renovação de bolsas de estudo, um aumento se comparado aos sete milhões disponibilizados em 2023.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar