Domingo, 24 Novembro, 2024
Início » COOPERAÇÃO COM EGIPTO: Em perspectiva fábrica de medicamentos no país

COOPERAÇÃO COM EGIPTO: Em perspectiva fábrica de medicamentos no país

Por Jornal Notícias
1,6K Visualizações

MOÇAMBIQUE poderá contar, nos próximos tempos, com uma nova fábrica de produção de fármacos para responder às necessidades do país e da África Austral, ao abrigo da cooperação entre a autoridade reguladora nacional e do Egipto.

A informação foi prestada, há dias, pela Autoridade Nacional Reguladora de Medicamentos no país (ANARME), no fim de uma reunião entre a presidente da instituição, Tânia Sitoie, e o embaixador do Egipto no país, Mohamed Farghal.

O encontro pretendia, entre vários aspectos, aprimorar os mecanismos de cooperação visando robustecer a capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde (SNS), particularmente no sector de produção de medicamentos.

Na ocasião as partes manifestaram a pretensão de assinar, a breve trecho, um memorando de entendimento com vista à construção de uma unidade de produção de medicamentos no país para abastecer também os países da África Austral.

“A ANARME está optimista quanto à proposta de instalação de uma unidade fabril para a produção de medicamentos no nosso país” indicou Sitoie.

Para o efeito, a instituição vai partilhar a lista dos fármacos essenciais com a Embaixada do Egipto para a sua socialização.

Artigos que também podes gostar