Quinta-feira, 21 Novembro, 2024
Início » ELEIÇÕES GERAIS NA RAS: Urnas encerram para contagem de votos

ELEIÇÕES GERAIS NA RAS: Urnas encerram para contagem de votos

Por Valdimiro Saquene
1,4K Visualizações

VALDIMIRO SAQUENE, EM JOHANESBURGO

AS urnas encerraram oficialmente às 21:00 horas na África do Sul, para dar início à contagem de votos para apurar o partido vencedor das sétimas eleições gerais no país, cujos resultados finas deverão ser divulgados até domingo, 2 de Junho.
Apesar do fecho das assembleias de voto à hora marcada, os eleitores que ainda se encontravam nas filas tiveram a oportunidade de exercer o seu direito.
A votação que iniciou às 7:00 horas e foi realizada em cerca de 23 mil postos abertos nas nove províncias sul-africanas, pese embora o processo tenha sido afectado por alguns constrangimentos que foram ultrapassados ao longo do dia, segundo a Comissão Eleitoral Independente (ICE, na sigla em inglês).

Um total de 52 partidos políticos disputa o escrutínio para o qual estão inscritos mais de 27 milhões de eleitores para elegerem os 400 deputados da Assembleia Nacional sul-africana (Parlamento).
No sistema governativo sul-africano, os eleitores escolhem um novo Parlamento, que depois elegerá o Chefe do Estado, o que significa que o partido ou coligação com maioria na Assembleia Nacional controla os poderes executivo e legislativo.
O escrutínio está a ser monitorado por cerca de cinco mil observadores nacionais e internacionais, incluindo missões da União Africana (UA) e da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
Nas últimas eleições gerais, em 2019, o partido no poder, o Congresso Nacional Africano (ANC) venceu com 57.5 por cento dos votos, contra 20.7 por cento da Aliança Democrática (AD) e 10.7 por cento dos Combatentes da Liberdade Económica (EFF).
O ANC detém actualmente 230 dos 400 assentos parlamentares, enquanto a AD e o EFF tem 84 e 44 lugares, respectivamente.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar