Sábado, 6 Julho, 2024
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CFM e porto padronizam manuseio de mercadorias

Por Jornal Notícias
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O carregamento e descarregamento de comboios/vagões, no recinto do Porto de Maputo passam a estar padronizados sob ponto de vista de tempo de trânsito, permanência nas estações, na bossa e no porto.

Esta medida, formalizada quarta-feira através de acordo entre a empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) e a Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo (MPDC), visa assegurar maior competitividade do sistema ferro-portuária, rentabilidade do Corredor Logístico de Maputo e eficácia no atendimento dos clientes.

A assinatura do documento entre o CFM e o MPDC decorreu num encontro de alinhamento do Service Level Agreement (SLA), que irá permitir o alcance de soluções ferro-portuária sustentáveis.

Este acordo enquadra-se no contexto do trabalho conjunto entre as duas empresas, com o objectivo de aumentar a carga ferroviária e melhorar o actual rácio estrada/ferrovia.

O Presidente do Conselho de Administração dos CFM, Agostinho Langa, referiu que os planos de investimento dos dois lados devem estar alinhados para atender à demanda de tráfego.

“O investimento portuário dos próximos 25 anos deve ter correspondência no investimento ferroviário. Que fique claro que nunca será a rodovia a ter capacidade para transportar 40 milhões de toneladas”, disse Langa, para quem o sector ferroviário deve investir no aumento da sua capacidade.

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