Sexta-feira, 22 Novembro, 2024
Início » MOBILIDADE URBANA: Novo horário de trabalho descongestiona Maputo

MOBILIDADE URBANA: Novo horário de trabalho descongestiona Maputo

Por Jornal Notícias
10,2K Visualizações

A CIDADE e província de Maputo poderão observar novos horários de funcionamento dos serviços públicos, para aliviar a pressão sobre o sistema de transporte, tráfego e elevar a velocidade da rede comercial.
De acordo com a proposta do Ministério dos Transportes e Comunicações (MTC), o escalonamento dos horários deverá abranger a função pública, comércio, instituições de ensino e unidades sanitárias.
Com efeito, espera-se que os funcionários públicos trabalhem das 8.30 às 16.30 horas, contra o horário actual das 7.30 às 15.30 horas, enquanto as escolas e universidades deverão abrir entre as 7.00 e 8.00 horas.
O escalonamento abrange outros sectores como unidades sanitárias, que passam a abrir das 6.30 às 17.30 horas; comércio retalhista, das 9.00 às 19.00 horas; e grandes supermercados, das 9.00 às 20.00 horas.
Segundo a proposta, o ensino primário, sector privado, banca e seguros e comércio grossista deverão manter os actuais horários.
O escalonamento dos serviços surge da necessidade de reduzir o tempo de espera e de viagem dos passageiros nas horas de ponta, acidentes, poluição e stress dos condutores, especialmente nas manhãs.
A proposta resulta de um estudo feito pelo proponente, que constatou que na Area Metropolitana do Grande Maputo, em 10 anos, o tempo médio de deslocação aumentou, e o número de veículos que entram na cidade duplicou.
Outrossim, subiu o número de pessoas que se deslocam à cidade idas dos municípios vizinhos, passando dos 350 mil para mais de 600 mil.
Fundamenta-se que a medida poderá provocar um decréscimo de passageiros nas manhãs, na ordem das 55 mil pessoas em apenas uma hora de diferença.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar