Sexta-feira, 18 Outubro, 2024
Início » Aluno expulso por agressão física

Aluno expulso por agressão física

Por Jornal Notícias
1,2K Visualizações

Um aluno de 17 anos de idade, que frequentava a 10.ª classe na Escola Secundária Mateus Sansão Mutemba e que agrediu fisicamente um colega, num caso amplamente divulgado em vídeo nas redes sociais, acabou expulso. 

A decisão foi tomada depois de um encontro entre a direcção da escola, encarregados de educação do agressor e do agredido, alunos e a Polícia da República de Moçambique (PRM). 

Segundo o director da Escola Mateus Sansão Mutemba, Amadeu Martinho, a acção perpetrada pelo aluno choca claramente com os princípios basilares da instituição, cuja vocação principal é transmitir valores e conhecimentos científicos aos cidadãos.

“A expulsão, pena máxima em vigor, foi em clara obediência do regulamento interno da instituição e do Ensino Secundário Geral. A medida também deve ser vista como uma forma de desencorajar outros alunos a enveredarem pelo mesmo tipo de comportamento”, disse Amadeu Martinho. 

O director disse ainda que o aluno em causa, durante o seu depoimento, nunca mostrou sinal nenhum de arrependimento, nem empatia pelo colega, o que colocou de lado a possibilidade de ter uma segunda oportunidade.

Por outro lado, o director Martinho explicou que no vídeo que circulou aparecem mais quatro pessoas uniformizadas, sendo que apenas duas pertencem a aquele estabelecimento. “Para estes dois indivíduos, a Polícia vai tomar a dianteira do caso, com vista a responsabilizá-los pelo comportamento que tiveram, bem como explicarem como é que conseguiram o uniforme escolar e para que fins, sendo que não fazem parte da nossa escola”, ressalvou. 

Por sua vez, Vasco Machate, pai do menino que agrediu o colega, mostrou-se indignado com o comportamento agressivo do seu filho, dizendo que nunca havia imaginado que o mesmo tinha aquele tipo de atitude.

“Fiquei chocado quando a direcção da escola mostrou-me as imagens da agressão. Fiquei literalmente sem palavras. Diante dos factos, só posso aceitar a decisão da escola”, lamentou.

Machate pediu desculpas à comunidade da Escola Secundária Mateus Sansão Mutemba e a toda sociedade moçambicana pelo comportamento do filho e aconselhou aos outros alunos a evitarem pautar por este tipo de comportamento condenável.

Fernando Mateus, pai do aluno agredido, disse que ficou chocado quando viu o vídeo, tendo, de seguida, tomado a decisão de ir à escola do filho para melhor perceber a situação.  

Leia mais…

Artigos que também podes gostar