Quarta-feira, 22 Janeiro, 2025
Início » NYUSI NO CULTO DE GRATIDÃO A DOM MATSINHE: Construção da paz no país não tem fim

NYUSI NO CULTO DE GRATIDÃO A DOM MATSINHE: Construção da paz no país não tem fim

Por Jornal Notícias
1,5K Visualizações

O PRESIDENTE da República, Filipe Nyusi, destacou ontem, em Maputo, o papel da Igreja na construção da paz e harmonia social, reconhecendo e valorizando assim as actividades das confissões religiosas no país.

O Chefe do Estado falava no Pavilhão do Maxaquene durante o “Culto de Gratidão” pelo Sacerdócio e Episcopado de Dom Carlos Matsinhe, Bispo da Igreja Anglicana de Moçambique e Angola, por ocasião da sua passagem à reforma.

“À Igreja Anglicana e demais confissões religiosas reiteramos que contamos convosco, como parceiros, na construção de um Moçambique próspero e de paz”, destacou Filipe Nyusi, lembrando a contribuição da Igreja no processo de busca da paz para o país, que culminou com a assinatura do Acordo Geral de Paz (AGP), em Roma, em 1992.

O Presidente da República reconheceu igualmente que a Igreja contribui para a humanização da sociedade, mormente no que diz respeito a comportamentos desviantes e na construção de uma vida mais digna, em que o caminho do bem prevalece sobre o mal.

O estadista aproveitou a ocasião para apelar à união entre os moçambicanos e também ao revigoramento da fé dos irmãos vítimas das acções terroristas na província de Cabo Delgado. Aos jovens envolvidos em tais actos aconselhou a deporem as armas e regressarem ao convívio familiar.

Dirigindo-se especificamente a Dom Carlos Matsinhe, o Presidente da República resumiu que, “uma vez Bispo, Bispo para sempre”. Destacou ainda o papel do prelado à frente da Igreja Anglicana, dizendo que reforçou a convicção de que o futuro de Moçambique depende dos moçambicanos. Segundo Nyusi, a vida de Dom Carlos Matsinhe, dedicada ao serviço de Deus e das pessoas, é uma bênção para os moçambicanos e testemunho vivo de amor e bondade.

“Que a sua fé se fortaleça a cada dia e que o seu coração esteja cheio de esperança e gratidão”, vincou.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar