Terça-feira, 5 Novembro, 2024
Início » OPERAÇÃO STOP BRANQUEAMENTO DE CAPITAIS: Mais apreensões de imóveis e viaturas

OPERAÇÃO STOP BRANQUEAMENTO DE CAPITAIS: Mais apreensões de imóveis e viaturas

Por Jornal Notícias
1,7K Visualizações

UM total de 54 imóveis foi apreendido no prosseguimento da Operação Stop Branqueamento de Capitais, levada a cabo pelo Gabinete Central de Combate à Criminalidade Organizada e Transnacional, uma unidade da Procuradoria-Geral da República. 

Fonte do Ministério Público disse tratar-se de imóveis ligados à hotelaria e turismo, estabelecimentos comerciais, instalações de empresas, residências, edifícios em construção e outras propriedades pertencentes a certos arguidos num processo criminal que corre os seus trâmites legais. Foram, igualmente, apreendidos diversos bens móveis dentre os quais 13 viaturas.

Inicialmente, de acordo com o gabinete, haviam sido constituídos 40 indivíduos, nacionais e estrangeiros, e 15  empresas como arguidos. Com o decurso das investigações, até então, mais 33 empresas foram constituídas arguidas, elevando o número para 48, localizadas, maioritariamente, nas cidades de Nampula, Nacala e Maputo.

De igual modo, das diligências efectuadas, resulta que o valor de USD 330.241.242,39 anteriormente indicado como tendo sido expatriado, entre os anos 2019 e 2023, com a alegação de importação de diversas mercadorias, subiu para USD 802.413.755.32, o equivalente a 50.752.670.023,99 mt, sem que, contudo, as supostas mercadorias importadas tenham dado entrada no país.

Ainda no âmbito do mesmo processo, estão em curso diligências de apreensão de bens em conexão com os factos.

Dos 40 arguidos até agora constituídos, seis estão em prisão preventiva, três em liberdade provisória mediante pagamento de caução e os restantes encontram-se foragidos.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar