Quinta-feira, 26 Dezembro, 2024
Início » Moçambicanos entram hoje na Vila Olímpica 

Moçambicanos entram hoje na Vila Olímpica 

Por Jornal Notícias
1,7K Visualizações

SEIS dos sete atletas nacionais, que integram a comitiva que está desde 5 de Julho a estagiar na cidade francesa, de Saint-Paul-lès-Dax, entram hoje na Vila Olímpica, em Paris, onde de 26 (próxima sexta-feira) a 11 de Agosto decorre a 34.ª edição dos Jogos Olímpicos. Trata-se de Alcinda dos Santos e Tiago Muxanga, no boxe, Matthew Lawrence e Denise Donelli, na natação,  Steven Sabino,  no atletismo, e  Jacira Ferreira, no judo.

A velejadora, Deyse Nhaquile, é a única que não estará instalada na Vila Olímpica, seguindo para a cidade de Marselha, mais para o sul de França,  a “sede” dos desportos náuticos, como a vela e canoagem.

A partida dos representantes nacionais para Paris e Marselha acontece depois de um estágio em Saint-Paul-lès-Dax,  o Centro da Preparação dos Jogos Olímpicos. Foi na pacata cidade que os sete atletas aumentaram o ritmo competitivo, trabalhando em condições de elevado nível.  No ringue, no tatame, na piscina,  na pista e águas de Saint-Paul-lès-Dax adquiriram maior pujança física,  bem como aperfeiçoaram os níveis técnico-tácticos.

A equipa chega, deste modo, à capital francesa melhor preparada para responder as exigências de um evento recheado de atletas de elevado “calibre”. Na Vila Olímpica, os representantes nacionais terão menos espaço para se prepararem nos “palcos” específicos das respectivas modalidades, mas terão espaço para fazer a preparação física e manterem a forma.

Refira-se que dos sete atletas, apenas dois obtiveram o apuramento directo, a saber: Alcinda dos Santos e Deyse Nhaquile, no boxe e vela, respectivamente. Jacira Ferreira não tendo conseguido a qualificação directa, foi “bonificada” com Cota Continental,  estatuto atribuído às 12 judocas melhor classificadas de países que não tinham ainda qualificados qualquer representante nas olimpíadas.  Os restantes fazem-se presentes a convite do Comité Olímpico Internacional pela sua evolução,  sendo que estes são indicados pelas respectivas federações.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar