Sexta-feira, 27 Dezembro, 2024
Início » Intervenções de emergência melhoram transitabilidade

Intervenções de emergência melhoram transitabilidade

Por Jornal Notícias
1,6K Visualizações

AS obras de emergência nos troços considerados críticos ao longo da Estrada Nacional Número Um (N1) contribuem para melhorias na transitabilidade rodoviária. A informação foi partilhada quinta-feira, em Maputo, pelo ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Híbridos, Carlos Mesquita, no término do X Conselho Coordenador do sector.

Na ocasião, referiu que a reunião de quadros seniores do ministério concluiu que as actividades melhoraram substancialmente a transitabilidade nos troços intervencionados, nomeadamente 3 de Fevereiro-Incoluane, com 17 quilómetros; Chissibuca-Lindela (132); Inchope-Gorongosa (70) e Gorongora-Muera (65).

Segundo o ministro, o troço Inchope-Gorongosa, com 70quilómetros de extensão, antes feito em três a quatro horas, é agora percorrido em menos de uma hora.

Sobre a reabilitação da N1, no âmbito do financiamento do Governo de Moçambique e do Banco Mundial, o Conselho Coordenador foi informado que numa primeira fase serão reabilitados 508 quilómetros.

Os trabalhos vão abranger os troços Inchope-Gorongosa (70 quilómetros); Gorongosa-Caia (quilómetro zero a 84) e Gorongosa-Caia (quilómetros 84 a quilómetros 168), em  Sofala; Chimuara-Nicoadala (quilómetros zero a quilómetros 88) e Chimuara-,Nicoadala (quilómetros 88 a quilómetros 176), na Zambézia e Metoro-Pemba (90 quilómetros), em  Cabo Delgado.

Indicou que o Conselho Coordenador, apesar de reconhecer a complexidade dos procedimentos de contratação que têm condicionado o início das obras de reabilitação, congratulou-se com os resultados da execução das obras de emergência e de manutenção.

Recomendou, igualmente, a necessidade de libertação das áreas de reservas da estrada, cuja ocupação tem condicionado o progresso das obras e contribui para o elevado custo dos projectos.

Artigos que também podes gostar