Quarta-feira, 22 Janeiro, 2025
Início » REVELA FILIPE NYUSI: Porto de Angoche construído em dois anos

REVELA FILIPE NYUSI: Porto de Angoche construído em dois anos

Por Jornal Notícias
1,3K Visualizações

FELISBERTO ARNAÇA

O PORTO de Angoche, na província de Nampula, uma infra-estrutura pública vocacionada à atracagem de embarcações e conservação de produtos pesqueiros, deve ser construído em dois anos. 

Para o efeito, o Presidente da República, Filipe Nyusi, procedeu ontem ao lançamento da primeira pedra, naquilo que constitui a materialização de um dos desígnios do Plano Quinquenal do Governo, que visa a edificação de infra-estruturas que facilitem e apoiem actividades produtivas que concorram para a geração de renda, criação de emprego e consolidação da cadeia de valor de diversos sectores da economia, tirando partido dos recursos naturais do país, no caso, os marinhos.

O Chefe do Estado destacou, na ocasião, que o Porto de Pesca de Angoche é uma infra-estrutura importante para a actividade pesqueira e com impacto socioeconómico na vila e naquele distrito. É financiado pelo Banco Árabe para o Desenvolvimento de África (BADEA) e pelo Fundo da OPEP para o Desenvolvimento Internacional (OFID), no valor de 33 milhões de dólares.

A infra-estrutura terá a capacidade de conservar 593 toneladas de pescado, acostagem de 40 embarcações artesanais, 15 industriais e 10 semi-industriais. Comportará um cais de 380 metros de comprimento e 30 metros de largura.

Serão instaladas no seu interior sete câmaras frigoríficas com capacidade de 350 toneladas de pescado, duas câmaras frigoríficas de congelação rápida para 250 toneladas e câmara de processamento. Comportará ainda uma fábrica de processamento de gelo com capacidade de 60 toneladas e espaço para a colocação de 80 contentores de 20 pés e 40 de 80 pés.

Na fase de construção, serão empregues 400 trabalhadores, entre nacionais e estrangeiros. Filipe Nyusi manifestou a esperança de as obras ontem iniciadas serem realizadas sem disrupções e indicou que o Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas é a entidade responsável pela execução e acompanhamento de todos os passos inerentes à construção do porto.

Artigos que também podes gostar