Segunda-feira, 16 Setembro, 2024
Início » EX-GUERRILHEIROS DA RENAMO: Maior parte já está na Previdência Social

EX-GUERRILHEIROS DA RENAMO: Maior parte já está na Previdência Social

Por Jornal Notícias
752 Visualizações

Belmiro Adamugy

O PRESIDENTE da República, Filipe Nyusi, assegurou ontem, em Sofala, que 89 por cento dos 4115 antigos guerrilheiros da Renamo já estão integrados na Previdência Social e a receber os respectivos subsídios, à luz do DDR – Desarmamento, Desmobilização e Reintegração.

Nyusi intervinha nas celebrações do Dia Internacional do Fiscal de Floresta e Fauna Bravia, cuja cerimónia central teve lugar no Parque Nacional da Gorongosa, curiosamente, local onde foi assinado o acordo da cessação das hostilidades militares entre a Renamo e o Governo.

“Há sensivelmente 5 anos, a 1 de Agosto, o Parque Nacional da Gorongosa foi palco da assinatura do Acordo de Cessação Definitiva das Hostilidades Militares, que permitiu, para além da paz, que registássemos um desenvolvimento nas actividades conservacionistas”, celebrou.

Filipe Nyusi disse que a guerra provoca a morte de animais, devasta florestas, permite a proliferação de actos ilegais contra a natureza, como caça furtiva e exploração de outros recursos e alteram ecossistemas e geografias humanas. “É por isso que há gente que faz guerra para poder explorar ilegalmente os nossos recursos”.

Lembrou que em inúmeras ocasiões teve, na serra da Gorongosa, encontros com Afonso Dhlakama, na busca da paz. “Portanto, é um lugar especial, este onde hoje assinalamos o Dia do Fiscal”.

Na ocasião, homenageou dois fiscais, nomeadamente Lucas Vinte e Xadreque Raposo, assassinados por caçadores furtivos no desempenho das suas funções de conservacionistas no PNG.

Foto: Arquivo

Leia mais…

Artigos que também podes gostar