Quinta-feira, 19 Setembro, 2024
Início » Fiscalizadas oito mil áreas de exploração florestal 

Fiscalizadas oito mil áreas de exploração florestal 

Por Jornal Notícias
672 Visualizações

MAIS de oito mil acções de fiscalização foram efectuadas nas áreas de exploração florestal de 2020 a esta parte, que culminaram com a aplicação de 4 970 multas e arrecadação de cerca de 500 milhões de meticais. 

A informação foi prestada, recentemente, na cidade de Maputo, pela ministra da Terra e Ambiente, Ivete Maibaze, na reunião nacional de apresentação do projecto do Regulamento da Lei de Florestas, realizada sob o lema: “Por Uma Gestão Sustentável e Inclusiva do Património Florestal”.

Segundo a dirigente, deste valor já foram pagos mais de 310 milhões de meticais e apreendidos cerca de 31 metros cúbicos de madeira em toros e serrada de diversas espécies nativas, incluindo combustíveis lenhosos e materiais de construção. 

Acrescentou que foram, igualmente, recuperados 69 contentores de madeira de um lote de 76 que haviam sido exportados ilegalmente, a partir do Porto de Pemba, na província de Cabo Delgado, com destino à China.

“Os fiscais abortaram também a tentativa de exportação de 12 contentores de madeira, que estavam em desacordo com as condições legalmente estabelecidas, sendo quatro na Terminal Especial de Exportação de Nacala, província de Nampula, e oito no Porto de Quelimane, na Zambéziaˮ, disse. 

A ministra referiu ser uma preocupação a crescente pressão que se regista sobre os recursos florestais, com incidência para os actos de exploração ilegal para o comércio e produção de combustíveis lenhosos, queimadas descontroladas, bem como a expansão de áreas para a prática da agricultura itinerante, contribuindo para o aumento do desmatamento e degradação florestal. A dirigente lembrou que os produtos florestais contribuem para o fornecimento de recursos essenciais para a sobrevivência da maioria da população moçambicana, através do fornecimento de alimentos, medicamentos, fonte de energia (lenha e carvão), materiais de construção e matéria-prima.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar