Segunda-feira, 16 Setembro, 2024
Início » Reservas do INSS atingem 72 mil milhões de meticais

Reservas do INSS atingem 72 mil milhões de meticais

Por Jornal Notícias
768 Visualizações

O FUNDO de reservas do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) cresceu em mais de 100 por cento, nos últimos quatro anos, saindo de mais de 34 mil milhões de meticais para cerca de 72 mil milhões.

Esta evolução das reservas está a assegurar a sustentabilidade do sistema e, consequentemente, o pagamento, em tempo útil, dos subsídios aos beneficiários.

O crescimento aconteceu graças à aprovação da Política e Estratégia de Investimentos (2021-2025) que estabelece os princípios e critérios das decisões dos investimentos, definindo novos níveis de alocação para cada instrumento financeiro e respectivo retorno.

Os dados foram partilhados semana finda, em Maputo, pelo vice-ministro do Trabalho e Segurança Social, Rolinho Farnela, na Reunião Nacional do INSS que visava, entre outros aspectos, a apreciação do desempenho da instituição no quinquénio 2020-2024, cobrança de dívidas e carteira de investimentos.

Durante este período, as receitas de investimentos superaram as projectadas, com uma execução acumulada de 127 por cento, correspondente a 17 mil milhões de meticais.

Assim, segundo o dirigente, a instituição deve continuar a enveredar por investimentos seguros e rentáveis para garantir a sustentabilidade do sistema a médio e longo prazos.

Entretanto, recordou que o ano de 2020 iniciou com uma dívida de contribuições acumulada de mais dedois mil milhões de meticais, correspondente a 52.660 contribuintes devedores, estando actualmente avaliada em quatro mil milhões, correspondente a 59.700 contribuintes.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar