Terça-feira, 5 Novembro, 2024
Início » SEGUNDO PRESIDENTE DA REPÚBLICA: O “Jovem Criativo” concretiza compromisso do Governo

SEGUNDO PRESIDENTE DA REPÚBLICA: O “Jovem Criativo” concretiza compromisso do Governo

Por Jornal Notícias
1,1K Visualizações

O PRESIDENTE da República, Filipe Nyusi, considera que a 10.ª gala do “Prémio Jovem Criativo” é a materialização do compromisso do Governo de continuar a promover e valorizar iniciativas da juventude, que projectam progressos e um futuro cada vez melhor.

Nyusi falava ontem, em Maputo, na premiação de 15 jovens criativos que se destacaram em projectos e negócios na categoria de Criação Artística, Inovação e Tecnologia, e Empreendedorismo. Cada jovem recebeu um cheque de 155 mil meticais, “laptop”, “tablet”, “smartwatch” e troféu, tudo avaliado em 300 mil meticais.

A iniciativa é dirigida pela Secretaria de Estado da Juventude e Emprego, através do Instituto Nacional da Juventude. Galardoou, desde 2012, mais de 800 jovens de 15 a 35 anos de idade, de todo o país, num investimento de 815 milhões de meticais.

O Chefe do Estado exortou aos jovens a continuarem a desenvolver acções e iniciativas que resolvem problemas na sociedade, e garantiu continuidade de apoio à criação de soluções para os problemas desta faixa etária.

Manifestou-se satisfeito e orgulhoso por estar a dialogar, incentivar e estimular jovens criativos e inovadores comprometidos com o desenvolvimento de Moçambique e das suas famílias.

“Orgulhamo-nos desta juventude que se demonstra dinâmica e proactiva na busca de soluções para os problemas que apoquentam as comunidades”, disse.

Como exemplo, apontou os laureados Valdemiro Cassamo,que desenhou um aplicativo que permite aos utentes dos hospitais marcar e realizar consultas “online”; Isidro Mangue,realizador do filme “Resgate Suicida”; e Cleiton Michaque,que fabrica “drones” para mapear unidades sanitárias einundações, e ferramentas e sistema que se forem desenvolvidos ou explorados podem ajudar a gerir situações de pandemias.

Artigos que também podes gostar