Segunda-feira, 16 Setembro, 2024
Início » Livro de Jorge Jairoce discute mulher no comércio transfronteiriço

Livro de Jorge Jairoce discute mulher no comércio transfronteiriço

Por Jornal Notícias
911 Visualizações

“A Mulher e o Comércio Informal Transfronteiriço: Mukhero no Sul de Moçambique” é o título do livro da autoria de Jorge Fernando Jairoce a ser lançado no dia 22 do corrente mês, na cidade de Maputo.
Composta por 178 páginas, a obra resulta de uma pesquisa para o trabalho de doutoramento, defendido em 2016.
O livro “A Mulher e o Comércio Informal Transfronteiriço Mukhero no Sul de Moçambique” faz uma análise sobre a dinâmica do comércio informal transfronteiriço, especificamente centrado no fenómeno do “mukhero”. A obra visa responder a questões cruciais como a definição do “mukhero” e as suas origens, examinando quando e como esse comércio emergiu na região.
Além disso, o autor investiga as características dos participantes do “mukhero”, os quais são predominantemente mulheres, destacando as suas experiências e desafios. O livro também aborda o papel das instituições governamentais, analisando como elas regulam e impactam essa prática económica vital para muitas comunidades locais.
Segundo José Rivair Macedo, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que assina o prefácio do livro, “a principal contribuição oferecida pela obra diz respeito ao reconhecimento do lugar diferencial dos sujeitos no interior das estruturas sociais, o que contribui para dar visibilidade a grupos e actividades mantidas durante muito tempo no anonimato, mas que são em grande parte responsáveis pela reconfiguração do cenário africano contemporâneo”.
A apresentação da obra será feita pelo Professor Doutor Bento Rupia Júnior, e os comentários estarão a cargo da presidente da Autoridade Tributária Moçambique (AT), Amélia Muendane, e do ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno.
O livro sai pela colecção “Nossa gente, nossas línguas” da Gala-Gala Edições.

Artigos que também podes gostar