Quinta-feira, 26 Dezembro, 2024
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Falta de reversão lesa clientes da carteira móvel

Por Jornal Notícias
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DEZENAS de utilizadores das carteiras móveis queixam-se de perdas monetárias causadas pela ausência de um sistema de reembolso de valores em casos de falhas na digitação de número de celulares durante as transacções financeiras.

O “Notícias” conversou com alguns clientes que viram os seus valores retidos e/ou perdidos e contactaram, sem sucesso as operadoras, com vista a encontrar soluções para a recuperação do dinheiro enviado para as contas erradas.

Contam que sempre que entraram em contacto com as operadoras, foram informados que não existe um sistema de reversão de valores que resultem de falhas, sobretudo quando a operação é feita entre dois clientes de operadoras diferentes.

Seba Langane tentou efectuar um pagamento e por lapso, introduziu dígitos incorrectos que lhe resultou na perda de 2.500 meticais do E-Mola que pretendia pagar a um vendedor de óculos que usa uma conta do M-pesa.

“Entrei em contacto com a Movitel que me sugeriu ligar para o número no qual enviei o dinheiro, afim de negociar a devolução, sem sucesso por que a pessoa não atendeu ”, acrescentou.  

Após muita espera, Seba contou que recebeu um e-mail do departamento do atendimento ao cliente que o informava para aguardar pela resposta, pois o caso foi encaminhado a outra operadora. Entretanto, inconformado com a resposta dirigiu-se à sede da Movitel.

“Já passou um ano e o meu dinheiro não foi reembolsado’’, finalizou a fonte.

Judy Mondlane também introduziu dígitos incorrectos. Ligou para o M-Pesa e a resposta que obteve foi que deveria prestar mais atenção por que não há solução para este tipo de eventualidade.

 “Perdi 300 meticais por descuido e, sabendo que as operadoras costumam reembolsar o valor, liguei para informar o problema. O que eu não sabia é que o reembolso só ocorre se a transacção realizada for entre a mesma operadora; caso contrário, não é possível,” lamentou.

Carla Zeferino expressou frustração e descontentamento com as operadoras. Ela teve dificuldades ao tentar transferir dinheiro para a mãe comprar arroz, mas devido a um erro, a sua progenitora acabou sem comida.
 “O que agrava a situação é que, após muito tempo, a operadora enviou uma mensagem dizendo que o problema já estava resolvido, quando não estava, e que, se não estivesse satisfeita, deveria recorrer aos tribunais ou ao Banco de Moçambique,” desabafou Carla.

Entretanto, uma agente da linha de cliente da E-Mola contactada pela nossa Reportagem confirmou as queixas dos clientes, explicando que só é possível reverter automaticamente o valor transferido por erro, se a transacção for realizada entre contas da mesma operadora.

“Transacções entre carteiras móveis diferentes são geridas pela SIMO Rede, que não dispõe de um sistema de reversão. Por isso, o valor só é recuperado se houver negociações entre o cliente e o dono da conta para a qual o dinheiro foi transferido por engano”, explicou.

A nossa Reportagem também tentou contactar a SIMO-Rede para obter mais esclarecimentos mas debalde.

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