Segunda-feira, 18 Novembro, 2024
Início » “VARÍOLA DOS MACACOS”: GAVI cria reserva global de vacinas contra a doença

“VARÍOLA DOS MACACOS”: GAVI cria reserva global de vacinas contra a doença

Por Jornal Notícias
965 Visualizações

A ALIANÇA de Vacinas GAVI anunciou ontem a criação de uma reserva mundial de vacinas contra a mpox, doença que motivou que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarasse emergência global devido a um surto em África.

A medida foi anunciada por esta entidade, que é conhecida por actuar em países de baixos recursos, um dia depois do anúncio e alerta da OMS sobre o surto de mpox, na República Democrática do Congo (RD Congo) que se espalhou a nações vizinhas.

A OMS pediu medidas de saúde pública e falou em emergência de âmbito internacional da mpox, antes conhecida como “varíola dos macacos”. A mesma medida já havia sido tomada em 2022.

No início desta semana, a agência de saúde das Nações Unidas (ONU) pediu aos fabricantes de vacinas contra a mpox que apresentassem pedidos de autorização para uso de emergência, o que permitiria a sua distribuição a organizações como a GAVI, que colabora regularmente com a ONU, ou o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Com estas vacinas, a GAVI planeia criar a reserva de vacinas contra a mpox a partir de 2026, como parte da sua estratégia para os próximos cinco anos.

Além disso, para garantir que esta reserva se adapte às novas necessidades de vacinação, serão realizados estudos de vigilância sobre a utilização e o impacto da vacina na população assim que a sua administração começar.

Entretanto, a OMS manifestou preocupação com o potencial para a disseminação do surto de mpox fora de África, depois de declarar quarta-feira o surto de mpox no continente como emergência global de saúde, com casos confirmados entre crianças e adultos de mais de uma dezena de países e uma nova variante em circulação. No início da semana, o Centro Africano de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC África) anunciou que o surto de mpox era uma emergência de saúde pública no continente, com mais de 500 mortes confirmadas, apelando para ajuda internacional para travar a disseminação do vírus.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar