Segunda-feira, 16 Setembro, 2024
Início » Fotografias relacionam cultura africana e brasileira

Fotografias relacionam cultura africana e brasileira

Por Issa Likwembe
364 Visualizações

CENÁRIOS da cultura africana e brasileira compõem as imagens da exposição “Bafrika Colágenoafro”, do fotógrafo brasileiro Wendell Wagner, a ser inaugurada hoje no Instituto Guimarães Rosa (IGR), cidade de Maputo.

O conjunto é composto por imagens captadas por Wagner no Estado da Bahia, Brasil, e no Oeste do continente africano, com destaque para o Togo em 2013, com o objectivo de fazer um diálogo intercultural entre as duas realidades.

Para além de inaugurar a exposição,Wagner dinamiza, desde ontem e em simultâneo, duas oficinas criativas no IGR, visando partilhar conhecimentos sobre técnicas e linguagens das artes visuais.

A primeira oficina tem como título “Colagem Manual – Colando a Vida” e busca guiar os participantes a usar papel, recortes de revistas ou jornais para que representem a sua história de vida, sonhos, desejos e realizações, assim como ilustrar o quotidiano da província de Maputo.

A segunda oficina tem como título “Câmera Escura – O Princípio da Imagem”. Apresenta, de forma lúdica e artesanal, um dos primeiros experimentos que deu origem à câmara fotográfica que conhecemos hoje, trazendo um pouco do seu contexto histórico.

Wendell Wagner é fotógrafo brasileiro, bacharel em comunicação com habilitação em produção cultural e jornalismo pela Universidade Federal da Bahia. Colabora desde 2009 em diversas instituições mediáticas do Brasil como repórter fotográfico.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar