Quinta-feira, 26 Dezembro, 2024
Início » Supermercados passam a vender medicamentos

Supermercados passam a vender medicamentos

Por Jornal Notícias
1,6K Visualizações

OS supermercados poderão passar a comercializar fármacos restritos a serem aprovados pela Autoridade Nacional Reguladora de Medicamentos (ANARME).

Trata-se de medicamentos cuja administração não precisa ser consultada a um profissional de saúde, havendo, deste modo uma preocupação reduzida, segundo revelou o porta-voz da ANARME, Cassiano João, em entrevista ao “Notícias”.

A fonte, que também é chefe do Departamento Central de Avaliação de Produtos de Saúde, referiu que até ao momento, os locais autorizados para a comercialização de produtos farmacêuticos são as farmácias comunitárias e as do sector público, no entanto, a lei abre espaço para que as autoridades criem uma lista de medicamentos que podem ser vendidos no comércio geral.

“Estamos a trabalhar na criação de uma lista de produtos restritos que serão autorizados para venda nos estabelecimentos comercias. Trata-se de fármacos sem preocupação de segurança quanto ao uso, que o utente pode administrar sem consultar profissionais de saúde. Mas é preciso frisar que neste momento apenas as farmácias comunitárias e as do sector público estão autorizadas”, explicou.

João falava no contexto da campanha de fiscalização de medicamentos em locais impróprios levada a cabo na cidade e província de Maputo, na qual foram apreendidos fármacos avaliados em três milhões de meticais de Abril a esta parte, em 13 estabelecimentos a destacar os supermercados e informais.

A fonte referiu que o comércio em locais não autorizados pode colocar em risco a qualidade dos produtos perigando, deste modo, a saúde dos consumidores.

Nestes locais, há também o risco de se estar a vender fármacos importados ilegalmente, não tendo passado por uma avaliação científica, existindo a possibilidade de alguns não conterem o princípio activo ou serem contrafeitos.

Artigos que também podes gostar