Quinta-feira, 19 Setembro, 2024
Início » Buscam-se pistas sobre Moçambique do passado

Buscam-se pistas sobre Moçambique do passado

Por Jornal Notícias
248 Visualizações

A EQUIPA Paleo-Primata da Gorongosa continua a liderar na descoberta do passado antigo da terra, treinando futuros cientistas e partilhando descobertas.

Fonte do Parque Nacional de Gorongosa (PNG) refere que, nos últimos dois meses, os pesquisadores desenterraram fósseis do miocénico (a quarta época da era geológica cenozoica, e a primeira do período neogeno) que lançaram luz sobre as espécies antigas e os seus ambientes, aprofundando a sua compreensão da evolução humana e da vida nesta área de conservação.

Este ano, os esforços da equipa foram apoiados pelos estudantes inscritos na Escola de Campo Interdisciplinar em Evolução Humana da Gorongosa.

A classe de 2024 recebeu formação prática em geologia, arqueologia e a própria história arqueológica de Moçambique. Os destaques incluem sessões práticas sobre escavações e técnicas de corda para aceder às grutas – uma habilidade essencial, dadas as ricas descobertas no subsolo.

A Paleoantropologia é a sub-área da Arqueologia responsável pelo estudo da Evolução Humana, ou mais especificamente, das espécies hominínias (com maior ênfase nas ancestrais e menor ênfase nos humanos modernos)

O PNG fica no extremo sul do grande vale de rift de África, um sistema geológico de vulcões, fontes termais e “geysers”, com 30 milhões de anos, uma paisagem que continua a moldar a região hoje.

Artigos que também podes gostar