Segunda-feira, 30 Dezembro, 2024
Início » Director processado por agressão em Anchilo

Director processado por agressão em Anchilo

Por Jornal Notícias
1,3K Visualizações

A REDE dos Defensores dos Direitos Humanos diz que vai processar criminalmente o director da Escola Secundária de Anchilo por agressão a um estudante. Segundo o coordenador da organização, Gamito dos Santos, o expediente já deu entrada na Procuradoria Distrital de Nampula. Neste momento segue os trâmites ulteriores.

Dos Santos disse que uma equipa da rede deslocou-se àquela escola para apurar a veracidade dos factos, consultou o regulamento interno e não constatou nenhuma cláusula que preconiza a agressão como forma de repreensão.

O processo não só deverá dar entrada no tribunal, mas também na entidade de tutela da escola de modo a responsabilizar administrativamente o director.

Revelou que, embora o director agressor tenha manifestado arrependimento pela atitude, a Rede dos Defensores dos Direitos Humanos está determinada a fazer cumprir a lei, na perspectiva de que ninguém deve ser sujeito à tortura ou a qualquer acto que atente contra a sua integridade física ou psicológica.

Gamito dos Santos disse que a rede vai prestar ao estudante agredido acompanhamento escolar até ao final do ano, de modo a assegurar que ele não seja prejudicado, intimidado nem humilhado.

Refira-se que o director da Escola Secundária de Anchilo, Adolfo Raimundo, esbofeteou um aluno da 8.ª classe, alegadamente porque estava a escutar música no telemóvel na sala de aula, mesmo na ausência do professor. O vídeo que mostra a agressão foi feito por alunos e posto a circular nas redes sociais.

Os alunos afirmam que o director tem recorrido àquele método de correcção, os mesmos estão agastados e pedem que ela seja afastado da escola.  

Entretanto, Raimundo assume o acto, mas justifica-o dizendo que foi em legítima defesa, pois o aluno foi o primeiro a agredi-lo, facto que é desmentido por testemunhas.

A entidade de tutela disse que já iniciou uma investigação, cujos resultados serão partilhados com a imprensa.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar