Sexta-feira, 27 Dezembro, 2024
Início » Tribunal de Polícia tramita 52 mil processos

Tribunal de Polícia tramita 52 mil processos

Por Jornal Notícias
949 Visualizações

MAIS de 52 mil processos dão entrada, anualmente, no Tribunal de Polícia da cidade de Maputo, sendo, deste modo, o que regista maior carga processual de todas as instâncias judiciais do país.

O facto foi revelado ao “Notícias” por Carlos Mondlane, novo juiz-presidente do Tribunal de Polícia, para quem a maior parte dos casos tem a ver com transgressões rodoviárias, acidentes de viação e penalizações emanadas pelo Instituto Nacional de Actividades Económicas (INAE), Banco de Moçambique, Instituto de Energias Nucleares e outras entidades públicas.

“O desafio que se coloca é manter o grau de desempenho sem provocar demora no atendimento público. Portanto, a questão da demora ou falta de celeridade que aflige os outros tribunais, para o nosso caso (de Polícia), felizmente temos sabido agir de forma eficaz”, referiu.

Ao todo, sete secções compõem o tribunal que, em média anual, julga oito mil processos por juiz. Esta situação, conforme referiu a fonte, implica também maior engajamento dos magistrados e oficiais de justiça, a alocação de meios materiais e financeiros para pôr cobro às solicitações.

O Tribunal de Polícia foi criado como um órgão que faz cobranças coercivas das multas aplicadas por transgressões aos regulamentos essenciais emanados do Estado.

“Por isso, o Tribunal deve afirmar-se como o derradeiro meio de combate a estas práticas. Nós dizemos que temos muitos acidentes de viação, mas estes sinistros têm de ser combatidos de forma feroz, responsabilizando os automobilistas. Entretanto,  mais do que nos limitarmos a punir, esta instância tem de exercer uma função também educativa”, acrescentou Mondlane.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar