Quarta-feira, 22 Janeiro, 2025
Início » HOSPITAL CENTRAL DE MAPUTO: Aumentam casos de cancro pediátrico

HOSPITAL CENTRAL DE MAPUTO: Aumentam casos de cancro pediátrico

Por Jornal Notícias
1,1K Visualizações

PELO menos 104 crianças padecendo de cancro deram entrada nos primeiros oito meses do ano nos serviços de Hemato-Oncologia do Hospital Central de Maputo(HCM).

A cifra representa um aumento de 30 por cento, comparativamente aos 80 pacientes atendidos em igual período homólogo de 2023.

Segundo Faizana Amod, directora do serviço de Hemato-Oncologia, o incremento deve-se às campanhas de sensibilização que as autoridades sanitárias estão a realizar nas zonas periféricas, nos distritos de todo o paíse à crescente procura por atendimento médico pelas famílias. 

“As pessoas estão mais informadas sobre os sinais e sintomas do cancro infantil, o que tem levado a um aumento de procura pelos serviços de saúde”, acrescentou a fonte.

Alistou ainda a falta de profissionais de saúde treinados para o diagnóstico como outro factor que tem estado a comprometer o acesso ao tratamento do cancro pediátrico.

“Precisamos de mais médicos e enfermeiros capacitados para lidar com a crescente demanda. A formação e treinamento são essenciais para melhorar os resultados. Infelizmente, muitas crianças chegam já no estado avançado da doença, o que torna o tratamento mais difícil”, afirmou.

Além disso, há falta de infra-estruturas para acolher as crianças e suas famílias, na sua maioria oriundas de várias províncias do país, pois apenas o HCM dispõe de cuidados especializados em cancro pediátrico.

Artigos que também podes gostar