Terça-feira, 3 Dezembro, 2024
Início » Inicia julgamento do antigo médico ruandês acusado de genocídio

Inicia julgamento do antigo médico ruandês acusado de genocídio

Por Jornal Notícias
868 Visualizações

O julgamento do antigo médico ruandês, Eugène Rwamucyo, por actos durante e antes do genocídio dos tutsis em 1994, teve hoje início no Tribunal de Paris.
Durante quatro semanas, até 29 de Outubro, Eugène Rwamucyo será julgado por genocídio, cumplicidade em genocídio, crimes contra a humanidade e cumplicidade em crimes contra a humanidade, bem como por conspiração para preparar estes crimes.
O arguido, que se encontra em liberdade sob controlo judicial, compareceu no tribunal acompanhado pelos seus advogados e não quis falar à sua chegada à sala de audiências.
Eugène Rwamucyo, 65 anos, que exerceu a profissão em França e na Bélgica depois de ter deixado o Ruanda, é o oitavo ruandês a ser julgado em França pela sua alegada participação no genocídio dos tutsis, instigado pelo governo hutu. Pode ser condenado a prisão perpétua.
É acusado de ter apoiado e transmitido as ordens das autoridades nacionais incitando a população a atacar a minoria tutsi, na imprensa de propaganda hutu e durante um discurso na Universidade de Butare, no Sul do país, em 14 de Maio de 1994, na presença de Jean Kambada, Primeiro-Ministro do Governo provisório.
Segundo testemunhas, Eugène Rwamucyo, na altura médico e professor na universidade, participou igualmente na execução dos feridos e no enterro dos corpos numa vala comum “num último esforço para suprimir as provas do genocídio”, escreve a Lusa.

Artigos que também podes gostar