Quinta-feira, 21 Novembro, 2024
Início » AO INAUGURAR HOSPITAL DE MASSINGA: Nyusi pede melhorias na gestão de medicamentos

AO INAUGURAR HOSPITAL DE MASSINGA: Nyusi pede melhorias na gestão de medicamentos

Por Jornal Notícias
844 Visualizações

Damião Trape, da AIM

O PRESIDENTE da República, Filipe Nyusi, recomenda ao sector da Saúde o aprimoramento dos mecanismos de gestão de medicamentos para evitar o desvio ou rotura de “stocks” nas unidades sanitárias.

O Chefe do Estado fez a recomendação, sábado, durante a inauguração do Hospital Distrital de Massinga, província de Inhambane.

Segundo Nyusi, a melhoria da provisão dos cuidados de saúde não se limita apenas à construção de novas unidades sanitárias. É fundamental assegurar os recursos humanos, mas também o equipamento e a funcionalidade dos serviços especializados, bem como a disponibilidade dos medicamentos essenciais.

Reconheceu que o país regista melhorias na logística de medicamentos com a implantação de centrais de fármacos regionais e provinciais.

Argumentou que a rotura de medicamentos muitas vezes não é por falta de fármacos, mas tem a ver com problemas de gestão.

Sobre a unidade sanitária inaugurada, Nyusi disse que a mesma materializa o longo sonho da população de Massinga e das comunidades vizinhas, de terem acesso aos serviços de saúde de qualidade para satisfazer a crescente demanda.

O novo hospital de Massinga surge no âmbito da implementação da iniciativa presidencial “Um Distrito, Um Hospital”.

Revelou que se trata de uma unidade sanitária moderna, equipada com alta tecnologia e serviços, nomeadamente, urgências, bloco operatório, enfermarias com uma capacidade para 80 camas, banco de sangue, atendimento externo, depósito de medicamentos, serviços clínicos e radiologia, entre outros.

Em termos de recursos humanos, o hospital conta com um efectivo de 249 profissionais, incluindo médicos, técnicos de saúde e pessoal administrativo.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar