Quinta-feira, 19 Dezembro, 2024
Início » África com mais mulheres vítimas de abuso sexual

África com mais mulheres vítimas de abuso sexual

Por Jornal Notícias
705 Visualizações

A ÁFRICA Subsaariana é a região do mundo com mais vítimas de abuso sexual, com cerca de 79 milhões de mulheres e raparigas, numa altura em que o número global ronda os 370 milhões.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) publicou ontem o relatório “Violência sexual contra crianças” com as primeiras estimativas de sempre sobre a violência sexual na infância”, que “revelam uma prevalência alarmante, com um impacto devastador” nas mesmas, indicou a agência em comunicado.

“A violência sexual contra crianças é generalizada, ultrapassando fronteiras geográficas, culturais e económicas”, segundo os dados do UNICEF.

Assim, a região da África Subsaariana tem o maior número de vítimas, com 79 milhões de raparigas e mulheres afectadas (22 por cento do número global).

Segue-se, com 75 milhões, a Ásia Oriental e do Sudeste (8 por cento), 73 milhões na Ásia Central e do Sul (9 por cento), 68 milhões na Europa e na América do Norte (14 por cento), 45 milhões na América Latina e nas Caraíbas (18 por cento), 29 milhões no Norte de África e na Ásia Ocidental (15 por cento) e seis milhões na Oceânia (34 por cento), enumerou.

“Uma em cada oito crianças foi vítima de violação ou agressão sexual antes dos 18 anos”, segundo as primeiras estimativas globais e regionais, publicadas pela UNICEF antes do Dia Internacional da Rapariga, que hoje se assinala.

Todavia, “quando se incluem as formas de violência sexual sem contacto, como o abuso verbal ou ‘online’, o número de raparigas e mulheres afectadas aumenta para 650 milhões a nível mundial, ou seja, uma em cada cinco.

Estes dados sublinham a necessidade urgente de estratégias abrangentes de prevenção e apoio para combater eficazmente todas as formas de violência e abuso, alertou.

Embora haja mais raparigas e mulheres afectadas, e as suas experiências estejam mais bem documentadas, os dados mostram que os rapazes e os homens também são vítimas.

Segundo a investigação da agência das Nações Unidas (ONU) a maior parte dos casos de violência ocorre em adolescentes, com idades compreendidas entre os 14 e 17 anos, e as crianças têm maior probabilidade de sofrer abusos repetidos.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar