Segunda-feira, 21 Abril, 2025
Início » 43º ANIVERSÁRIO DA ONP: Pagamento de horas extras ainda inquieta o professor

43º ANIVERSÁRIO DA ONP: Pagamento de horas extras ainda inquieta o professor

Por Jornal Notícias
1,4K Visualizações

O ATRASO no pagamento de horas extraordinárias e segundas turmas continua a ser uma das principais inquietações dos professores, que não raras vezes são chamados a prestar trabalho adicional para suprir o défice de docentes.

A preocupação foi reafirmada ontem, em Maputo, pelo secretário-geral da Organização Nacional dos Professores (ONP), Teodoro Muidumbe, em contacto com o “Notícias” por ocasião da celebração hoje, 12 de Outubro, Dia do Professor.

Na ocasião o dirigente referiu que desde a introdução da Tabela Salarial Única (TSU) o Ministério da Economia e Finanças tem vindo a buscar fórmulas de cálculo das horas extras e segundas turmas, mas o processo está a ser lento e desgastante.

Neste momento, tal como indicou, a agremiação está a trabalhar com o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) e Contabilidade Pública, mas a resposta ainda não é satisfatória.

“São tantos professores afectados por este problema, não sabemos quantos já começaram a receber o valor das horas extras e segundas turmas, tal como afirma o Ministério da Economia e Finanças”, disse.

Muidumbe admitiu que a qualidade do ensino está directamente ligada à motivação do professor, sendo que a falta dela prejudica a transmissão de conhecimentos. 

Entretanto, no 4º congresso da agremiação, realizado em 2019, decidiu-se transformar a ONP em Sindicato Nacional dos Professores de Moçambique (SNPM), pretensão que até ao momento não tem a resposta do Governo.

A ideia de sindicato tem em vista, fundamentalmente, unificar os professores para que numa só voz discutam os problemas que enfermam a classe. 

Pretende-se, também, defender os interesses dos professores, como forma de resgatar a sua dignidade enquanto educador.

Outra inquietação tem a ver com capacitação e/ou formação para garantir que o professor esteja em melhores condições de transmitir os conhecimentos, ao mesmo tempo que se luta pela melhoria das condições de trabalho.

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia