Quarta-feira, 22 Janeiro, 2025
Início » ELEIÇÕES GERAIS DE 9 DE OUTUBRO: Inicia divulgação de dados de apuramento provincial

ELEIÇÕES GERAIS DE 9 DE OUTUBRO: Inicia divulgação de dados de apuramento provincial

Por Isaías Muthimba
960 Visualizações

ISAÍAS MUTHIMBA

AS comissões provinciais de eleições começaram ontem a divulgar os resultados de apuramento intermédio do escrutínio de 9 de Outubro, fruto do processamento dos dados que vão chegando dos órgãos distritais. No sábado Maganja da Costa e Gilé, na Zambézia, e Alemanha fizeram a votação que não aconteceu na quarta-feira devido a constrangimentos organizacionais.

Com efeito, o apuramento provincial divulgado ontem aponta para uma vantagem da Frelimo e do seu candidato presidencial, Daniel Chapo, seguidos por Venâncio Mondlane e PODEMOS, e Ossufo Momade e Renamo. São números das mesas de voto cujas actas foram entregues às comissões distritais de eleições para centralização e envio às comissões provinciais de eleições que, por sua vez, estão a harmonizar a informação para canalizá-la Comissão Nacional de Eleições.

Até ao fecho da presente edição ainda decorria o processamento em todas as províncias, mas os dados disponíveis mostram que Daniel Chapo e a Frelimo levam vantagem em muitos círculos eleitorais, salvo em distritos como Chimoio e Beira, onde os eleitores preferiram Venâncio Mondlane, apoiado pelo PODEMOS.

Em Sofala, por exemplo, no global até aqui processado Daniel Chapo amealhou 66,42 por cento dos votos válidos, em frente de Mondlane, 23,84 por cento. A Frelimo obteve 85,88 por cento, enquanto o PODEMOS conquistava 11,61 por cento dos votos, num nível de processamento de 38,9 por cento.O mesmo repete-se em Inhambane, onde foram já processadas 1639 das 1675 mesas, com a Frelimo e Chapo a levarem a melhor, com mais de 70 por cento. Em Manica, com excepção do distrito de Chimoio, onde Venâncio Mondlane está à frente, Chapo e Frelimo estão a liderar a contagem.

No Niassa, Cabo Delgado, Nampula e cidades de Maputo e Tete, que já têm parte dos resultados, a Frelimo e o seu candidato presidencial estão em vantagem, de acordo com os dados disponibilizados pelos órgãos de administração eleitoral.

Todas as comissões distritais de eleições continuam a trabalhar para concluírem o processo e canalizar os dados às respectivas províncias o mais breve possível para as fases subsequentes.

Artigos que também podes gostar