Sexta-feira, 18 Outubro, 2024
Início » Reclusas integram projecto musical

Reclusas integram projecto musical

Por Jornal Notícias
181 Visualizações

“SONHOS entre Muros” é o título de um projecto musical que integra reclusas do Estabelecimento Penitenciário Especial Para Mulheres de Ndlavela a ser lançado hoje no Instituto Guimarães Rosa (IGR), cidade de Maputo.

O projecto tem como objectivo promover a reabilitação e reinserção social das mulheres presas naquele espaço através da música, estimulando a sua criatividade, que pode ser útil durante a recuperação e na inserção social após o cumprimento da pena.

No processo de desenvolvimento de habilidades, como tocar instrumentos e compor canções, a iniciativa visa promover a disciplina e boas práticas entre os reclusos assim como descobrir talentos no estabelecimento penitenciário.

“Sonhos entre Muros” é um programa desenvolvido pelo Serviço Nacional Penitenciário (SERNAP) em coordenação com o produtor musical Aleixo Ibrahimo e a ArtMud. A sua integração resulta pelo facto de a música mostrar-se como uma ferramenta de reflexão e mudança comportamental entre os reclusos.

Recentemente seis reclusas do Estabelecimento Penitenciário Especial para Mulheres de Maputo actuaram no Centro Cultural Moçambique-China, na cidade de Maputo, com a cantora Dama do Bling, no evento que celebrava os 30 anos da Ordem dos Advogados de Moçambique.

As internas de Ndlavela têm trabalhado, há algum tempo, com a ArtMud, entidade criada há três anos para contribuir para a sua reintegração, o que inclui actividades com mulheres que já cumpriram a pena.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar