Quarta-feira, 22 Janeiro, 2025
Início » “Joaquim Chissano” gradua 421 técnicos  

“Joaquim Chissano” gradua 421 técnicos  

Por Jornal Notícias
640 Visualizações

MAIS 421 quadros licenciados e mestres foram graduados ontem, na cidade de Maputo, pela Universidade Joaquim Chissano (UJC). 

Trata-se da V cerimónia de graduação que apresentou 283 técnicos do sexo feminino e 138 masculinos, nos cursos de Administração Pública, Relações Internacionais e Diplomacia, Segurança Marítima, Engenharia de Tecnologia e Sistemas de Informação, entre outros.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Daniel Nivagara, disse, na ocasião, que as instituições de ensino superior, como a UJC, são parceiros estratégicos do Governo, ao auxiliarem na formulação de políticas públicas, baseadas em evidências científicas.

Para o dirigente, o capital humano formado nas universidades tem participado na promoção do crescimento e desenvolvimento socioeconómico nacional, tanto na Administração Pública, quanto no sector privado, bem como nas acções de empreendedorismo.

“Exortamos a UJC a prosseguir com as suas principais actividades de ensino, investigação e extensão universitária, acreditando integralmente os cursos por si ministrados em todas as unidades orgânicas académicas na graduação e pós-graduação, bem como submetendo-se à avaliação institucional”, disse.

Aos graduados, o ministro afirmou que o país necessita de quadros com as maiores e melhores competências técnico-científicas, para participarem na promoção do progresso nacional.

Neste contexto, instou-os a transformarem em realidade o conteúdo do “auto de compromisso” por eles proferido, no qual se comprometeram a pautar pelos valores da cidadania, patriotismo, consciência cívica e ética, para o bem-estar do povo moçambicano.

Por seu turno, José Magode, disse que a conclusão dos cursos representa o início de um novo ciclo na vida dos graduados e deles espera-se o melhor contributo para o desenvolvimento de Moçambique.

“Endereço os meus agradecimentos a todos vós e, de modo particular, aos vossos pais e encarregados de educação que se privaram de recursos visando investir na vossa formação”, frisou. 

Dulce Honwana, de 34 anos, licenciada em Administração Pública, descreveu a formação como desafiadora, pois teve que conciliar os estudos, trabalho e a família, o que lhe fez pensar em desistir diversas vezes.

“Apesar das dificuldades, o apoio e motivação de amigos e familiares foram fundamentais para chegar ao grande dia da graduação e realização do meu sonho. Os conhecimentos adquiridos na formação vão servir para melhorar a prestação dos serviços no meu local de trabalho”, sublinhou.

Já Azarias Hunguana, de 27 anos, também licenciado em Administração Pública, contou que escolheu este curso por influência de familiares, pois seu avô e tio também foram formados nesta área.

Reconhece o desafio enfrentado pelos jovens no mercado do emprego, mas assegura que as ferramentas e conhecimentos adquiridos na universidade vão permitir abraçar diversas oportunidade de trabalho.

Na ocasião, a Sociedade do Notícias (SN) ofereceu assinaturas dos jornais digitais aos quatro melhores estudantes graduados na UJC. Assim, os beneficiários vão aceder, de forma gratuita e por três meses, às plataformas digitais dos jornais Notícias, Domingo e Desafio.

Custódio Comé, representante do Departamento de Marketing e Publicidade da SN, afirmou que o Jornal Notícias, na qualidade de mais antigo e de maior circulação no país, vai ajudar os recém-graduados a ver anúncios de oportunidades de emprego, além de se informarem sobre os principais acontecimentos.

Fotos: Sérgio Manjate

Leia mais…

Artigos que também podes gostar